Vereadores aprovam o Plano Municipal de Educação

A votação aconteceu na sessão realizada nesta terça-feira, 30

Os vereadores aprovaram durante a 22ª Sessão Ordinária, realizada nesta última terça-feira, 30, no plenário Vereador Daniel Lopes da Silva, na Câmara de Tangará da Serra, o Projeto de Lei Complementar 04/2015 de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a criação do Plano Municipal de Educação (PME). 

A Casa de Lei tangaraense conta com dois parlamentares professores, os quais se manifestaram durante a discussão do projeto. O Vereador professor Vagner Constantino (PSDB) se mostrou preocupado com o cumprimento das metas estabelecidas no Plano no que tange ao atendimento de crianças até os três anos de idade. “Como estão sendo tratadas as construções das creches? Muitas estão paradas, e isso é preocupante, como vamos cumprir a meta de atender pelo menos 60% das crianças até em 2016?, questionou o vereador. Já o vereador, professor Sebastian (PROS), parabenizou a todos os educadores que se empenharam na elaboração do Plano. “Eu, enquanto educador, sinto-me contemplado por este projeto, parabenizo a todos que se empenharam e fizeram este bonito texto”, comentou o professor.

De acordo com a secretária de Educação, Iolanda Garcia, o PME vale para 10 anos, e passará por novas avaliações a cada dois anos. “O plano será avaliado a cada dois anos pelo Fórum Municipal de Educação. Então agora que foi aprovado faremos alguns ajustes no orçamento do ano que vem, dando tempo de tudo ser efetivado”, finalizou Iolanda. 

Conforme o DS já divulgou em edições anteriores, o Plano Municipal de Educação foi dividido em vinte eixos temáticos que foram discutidos em 13 conferências realizadas com participação da comunidade escolar, com objetivo de alinhar o projeto, que tem validade de dez anos.

Ronaldo Quintão cobra transporte coletivo

Ronaldo Quintão (PMDB) cobrou esta semana do Poder Executivo Municipal a implantação de uma linha regular de transporte coletivo urbano para atender os moradores do Jardim Barcelona e Jardins Valência I e II. Segundo o vereador, é preciso atenção por parte do poder público para a questão do transporte público para todos os bairros da cidade.

“Com a abertura daqueles bairros, surge também uma demanda pelo transporte coletivo, haja vista que a grande maioria dos moradores daquela, não possuem meio de transporte próprio, ou suficiente para acomodar toda família. Valendo dizer que muitos dos moradores daqueles bairros eram usuários do transporte coletivo de urbano desta cidade”, explica o vereador Ronaldo Quintão.

QUALIDADE – Quintão sugere que a implantação de novas linhas ocorra o quanto antes. O vereador frisa ainda a necessidade de que o Município estabeleça medidas que resultem em um transporte público acessível e de qualidade para todos os usuários.

“O transporte coletivo é a melhor alternativa para o transporte nas áreas urbanas e, em muitos casos, a única forma para os moradores de bairros mais distantes do centro da cidade. Nesse sentido, é preciso que o poder público encontre mecanismos para ampliar a oferta e a qualidade dos meios coletivos de transporte, além de garantir um preço acessível para os serviços”, defende Quintão.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS