Mais de 500 pessoas realizaram triagem para a Carreta do Câncer

Triagem aconteceu na sede do Lions durante dois dias, 120 pessoas foram selecionadas para a consulta

O Lions Clube Tangará da Serra finalizou ontem, 18, o serviço de triagem para pré-selecionar as pessoas que serão atendidas pela Carreta do Câncer do Hospital de Barretos, que estará no município no dia 30 desse mês. De acordo com a coordenadora da campanha, Lucimari Batista, 510 pessoas passaram pela pré-seleção. “São vários requisitos a seguir durante triagem. Fizemos o procedimento e selecionamos 120 pessoas que serão consultadas no dia 30”, explicou a coordenadora da campanha, ao destacar que o atendimento foi destinado para casos específicos. “A triagem de próstata foi específica para os homens de 50 a 69 anos. A de colo de útero, para todas as mulheres que tenham iniciado a vida sexual. Já o de pele, para todos”, relatou Lucimari.

Em suas passagens anteriores por Tangará da Serra, a Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos-SP já realizou mais de 700 exames no município. Atualmente 52 tangaraenses são atendidos pelo unidade hospitalar.

HISTÓRICO CARRETA - A ideia é ir atrás da população carente, quando iniciou-se a busca ativa com a realização de exames de prevenção de câncer de Colo Uterino para as mulheres carentes de Barretos. Posteriormente este trabalho foi estendido para toda a população urbana e rural daquela cidade observando-se que o método de Busca Ativa resultou em 80% dos cânceres em estadiamento inicial. O serviço se estendeu ainda mais com a crianção das unidades móvel, que hoje atende vários estados.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS