Saturnino Masson quer o uso de colete refletivo aos ciclistas no Estado, por meio de campanha educativa.

A bicicleta é considerada em vários países como uma solução viável para os problemas de trânsito urbano, decorrentes do maior número de veículos automotores nas grandes e médias cidades.

O deputado Saturnino Masson (PSDB), apresentou em plenário um requerimento ao Governo do Estado, que crie condições aos ciclistas para a utilização do colete refletivo de segurança e proteção, por meio de campanhas educativas.

O objetivo da indicação é reduzir o número de acidentes de trânsito, no Brasil, é um desafio para gestores da área. Desde a promulgação do novo Código de Trânsito Brasileiro, em 1998, até a implantação da lei que proíbe dirigir sobre o efeito de álcool, pouco tem se conseguido fazer para reduzir a alta taxa de mortalidade por acidentes.

De acordo com Saturnino atualmente a bicicleta é considerada em vários países como uma solução viável para os problemas de trânsito urbano, decorrentes do maior número de veículos automotores nas grandes e médias cidades.

Como ocorre em inúmeras cidades brasileiras com características topográficas e socioeconômicas semelhantes, a intensa utilização desse meio de transporte e a insuficiente infra-estrutura ciclo viária contribuem para o número expressivo de acidentes de trânsito que envolvem ciclistas. 

" A campanha visa a intervenção educacional de prevenção de acidentes de trânsito com trabalhadores que utilizam a bicicleta como modo de transporte, idéia que está cada vez mais comum em nosso Estado", afirmou o parlamentar.

De acordo com a campanha educativa, deve incluir medida de segurança para aumentar a visibilidade à noite e incentivar comportamentos seguros no trânsito. É no deslocamento noturno, geralmente em horário de pico e com pouca luminosidade, que aumenta o índice de acidentes. "Com o uso dos coletes com faixas reflexivas os ciclistas serão mais visíveis aos condutores de veículos automotores", disse Saturnino.

A distribuição dos coletes refletivos irá além das orientações de transitar com segurança, tendo como foco a conscientização dos trabalhadores para a necessidade de voltar para seus lares em suas bicicletas com segurança e a garantia de preservação de suas vidas e integridade física.

Fonte: Rosangela Milles/Assessoria de Gabinete