DIPLOMADA - Lucimar Campos toma posse hoje em Várzea Grande

Com isso, cabe ao presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, vereador Jânio Calistro, dar posse à nova prefeita da cidade 

A empresária Lucimar Campos foi diplomada prefeita de Várzea Grande na manhã de quarta-feira (6) em cerimônia que ocorreu na 49ª Zona Eleitoral do Município. 

Na ocasião, foi diplomado como vice-prefeito o médico Arilson Arruda (PRTB). 

Ambos ficaram em segundo lugar na eleição municipal de 2012 com 44.286 votos, porém, assumem os cargos em virtude da decisão do juiz eleitoral José Luiz Leite Lindote, que cassou o mandato do prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), e do vice-prefeito Wilton Coelho, o Wiltinho (PR), por formação de caixa 2 na campanha eleitoral. 

A expectativa é que a posse ocorra nesta quinta-feira (7) e seja conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Jânio Calistro (PMDB). O parlamentar foi notificado ontem da decisão judicial e deverá exercer o mandato de prefeito municipal pelo período de 24 horas. Encerrado o prazo, transmite o cargo a Lucimar Campos.

Ontem, o dia foi de bastante movimentação na classe política de Várzea Grande. 

Isso porque se comentou, nos bastidores, que o presidente do Legislativo, vereador Jânio Calistro, estaria disposto a ingressar na Justiça para cobrar a vaga de prefeito. Isso porque a lei orgânica do município teria a previsão legal de que ocorrendo a vacância do cargo de prefeito e vice-prefeito um ano antes de encerrar o mandato, cabe ao presidente do Legislativo assumir. 

A suposta articulação política começou a ganhar corpo diante do anúncio da Câmara Municipal de que não poderia empossar Lucimar Campos como prefeita, pois teria problemas de estrutura no prédio como problemas na instalação elétrica. 

Após assinar a notificação no gabinete do juiz José Leite Lindote, o vereador Jânio Calistro negou que tenha a intenção de prejudicar a posse de Lucimar Campos. 

Nos bastidores, se comenta que o prefeito cassado Walace Guimarães é um dos mais interessados em ver o parlamentar assumir o cargo no Executivo. 

Isso porque evitaria a chegada da família Campos no poder ainda que momentaneamente, diante da confiança de que reverter nos tribunais superiores a punição de cassação de mandato por crime eleitoral. 

Enquanto enfrenta uma reviravolta política, o município de Várzea Grande enfrenta históricos problemas sociais como a carência de infraestrutura, notável pela falta de asfalto, o Pronto-Socorro Municipal em colapso com a falta de materiais básicos aos profissionais da saúde e um sistema de tratamento de esgoto bastante falho administrado pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), que acumula dívidas milionárias em virtude de sucessivas más administrações. 

Fonte: RAFAEL COSTA
Da Reportagem Diário de Cuiabá