Dia "D" de vacinação contra a gripe aconteceu no sábado (9)

Aconteceu no último sábado (9) em Tangará da Serra, o Dia D de vacinação contra a gripe promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho aconteceu após a chegada de mais doses da vacina contra o vírus influenza.

A enfermeira Juliana Herrero relatou à reportagem que foram recebidas 5.400 doses e que em um único dia foram imunizadas mais de 4.500 pessoas: “Acredito que foi extremamente proveitoso, nós ainda vamos finalizar os dados e a contagem exatamente, mas de qualquer forma foi muito positivo”, comentou.

Conforme Juliana, a vacinação vai continuar até o dia 22 de Maio nos postos de saúde: “O que nós estamos orientando agora é que a previsão é de que as vacinas cheguem novamente a partir de terça-feira, portanto, na segunda, só teremos as que sobraram de hoje [sábado]. Então pedimos que a população acompanhe as notícias porque nós vamos divulgar quando chegarem mais doses”, disse.

Devem, segundo o Ministério da Saúde, receber a dose crianças na faixa a partir de seis meses e menores de cinco anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.

“Em anos anteriores só o idoso tinha o direito à vacina da gripe, então aos poucos está sendo implementado pelo Ministério da Saúde outros grupos de risco, como por exemplo, a criança, que quando foi incluso era somente até dois anos, agora já está ampliado para cinco anos. Então, progressivamente esses grupo está aumentando para que cada vez mais pessoas possam ter acesso à vacina”, explicou Herrero.

A meta para o município de Tangará da Serra é de imunizar 19 mil pessoas enquadradas nos grupos de maior risco.

Fonte: Roberto Weber - Da Redação RP