Secretaria de Saúde divulga diagnóstico da Atenção Básica

Uma das medidas é o mutirão Limpa Fila

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira, 17, um diagnóstico da Saúde de Tangará da Serra e traçou metas a curto, médio e longo prazo, com objetivo de melhorar o atendimento a população. Partindo do ponto de vista que a porta de entrada dos pacientes são as Unidades de Saúde da Família (USFs), a primeira etapa desse diagnóstico foi realizado no setor da Atenção Básica e emitido um relatório que apresenta os problemas e as estratégias.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Dra Denise Lima de Oliveira, os principais problemas identificados foram: a centralização de várias unidades Básicas em uma mesma estrutura física e fora da região onde vive a população a ser atendida; ausência de profissionais que completam o Programa de Saúde da Família, como enfermeiros, médicos efetivos e agentes comunitários de saúde; ausência de gerente administrativo, falta de internet e informatização nas Unidades para viabilizar o Cartão SUS, falta de profissional farmacêutico para compra de medicamentos, entre outros. “A estruturação da rede de atendimento básico vem sendo um enorme desafio, para a maioria dos municípios. O objetivo é que as pessoas sejam atendidas pela Atenção Básica e tenham seus problemas resolvidos, para isso queremos um atendimento de boa qualidade, uma vez que estudos mostram que 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos nas USFs”, disse a coordenadora, explicando que um bom funcionamento das Unidades poderá diminuir o risco de internações, desafogando assim as filas no Hospital Municipal.

Com intuito de resolver parte dos problemas que impendem o bom funcionamento das USFs, a secretaria municipal de Saúde traçou algumas estratégias. Dentre elas a implantação e construção de Unidades Básicas de Saúde . “O objetivo é assistir 100% da população do município”, disse Dra Denise que destacou que outra medida importante a ser tomada será promover a motivação e a capacitação dos profissionais da Atenção Básica.

E em caráter emergencial, a contratação de farmacêuticos para compra de medicamentos e administração do almoxarifado.

Secretário destaca medidas emergenciais

Com 16 dias a frente da secretaria municipal de Saúde, Itamar Bonfim, além de diagnosticar os problemas, vem tomando algumas medidas emergenciais.

Com o objetivo de diminuir a fila de espera de pacientes por consultas médicas, como o DS divulgou, sábado, 18, será realizado o mutirão Limpa Fila, em que seis médicos atenderão a população no Posto Central. Desta mesma forma, de acordo com Itamar, no dia 25 de abril o Limpa Fila acontecerá no Laboratório Municipal. “O objetivo é atender aos pacientes que já estão agendados, assim, possibilita o adiantamento desses exames”, disse o Secretário, destacando que a intenção é realizar o mutirão Limpa Fila uma vez por mês. “Essas são medidas emergenciais que poderão alavancar o atendimento da população, evitando que o Hospital fique congestionado”, disse.

Segundo o secretário, outra medida, será criar o Plano Municipal de Assistência Farmacêutica. “Por meio de uma comissão de Farmácia e Terapêutica, composta por médicos, enfermeiros e farmacêuticos, irão selecionar e elaborar uma relação municipal de medicamentos que serão acrescentados dentro da relação nacional. Assim as pessoas que tomam medicamentos de uso contínuo e hoje, esse medicamento não está dentro da relação nacional, essa comissão irá acrescentá-lo na relação do município e o paciente terá acesso ao remédio sem ter que entrar com uma ação judicial”, explicou Itamar, destacando que outros projetos estão sendo pensados para a Saúde.

Kelli Krause - Redação DS