Prevenção de Acidentes de Trabalho: Projeto de Romer será votado em primeiro turno

O Projeto de Lei 04/2015 será votado em primeiro turno na sessão ordinária desta semana (23/04), quinta-feira, às 8h. O PL 04, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Romer Japonês (PR), institui no calendário oficial do Município de Tangará da Serra o dia 28 de Abril de cada ano em comemoração ao dia de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Segundo o autor, vereador Romer, o objetivo é que a data seja lembrada, todos os anos, durante toda a semana que antecede o dia de comemorações. “Pensando na necessidade de um trabalho de conscientização e demonstração de técnicas laborais que possam evitar acidentes e doenças profissionais, como a ginástica laboral, treinamentos de usos de equipamentos, apresentamos a proposta deste projeto”, explica o parlamentar.

De acordo com o vereador, é sabido que muitos acidentes de trabalho e doenças profissionais, estão relacionados a falta de conhecimento das técnicas profiláticas de prevenção. O argumento do vereador, é de que com a instituição da data comemorativa o poder público poderá realizar eventos que divulguem estes conhecimentos. Caso o projeto seja aprovado na Câmara e sancionado pelo Executivo, todos os anos, na Semana de Prevenção de Acidentes e doenças profissionais, os órgãos competentes do Município promoverão eventos para conscientização de trabalhadores e empregadores sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Segundo Romer Japonês, a data do dia 28 de abril tem sido escolhida em todo o mundo para marcar o Dia de Prevenção de Acidentes, por conta de lembrar um acidente registrado em 1969, quando a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. “Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, razão da escolha da data”, conta o vereador.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa