Azenate defende adequação do setor oftalmológico do Município

Azenate Carvalho (PMDB) defendeu esta semana que o Município de Tangará da Serra faça adequação seu setor oftalmológico ao Programa do Governo Federal “Olhar Brasil”. A vereadora argumentou que com isso será possível identificar, prevenir e proporcionar assistência à saúde visual das crianças, contribuindo com a redução do índice de repetência e evasão escolar.

“As justificativas para a elaboração dessa campanha se fundamentam no fato de que aproximadamente 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema oftalmológico, demonstrando a alta prevalência de problemas oculares na infância”, afirma a vereadora Azenate ao explicar que além da conscientização de pais e profissionais da educação, há necessidade de reconhecer os sinais e sintomas de alterações visuais para um tratamento precoce.

Azenate, que é membro titular da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social na Câmara, conta que estudos indicaram que em cada 1000 alunos do ensino fundamental, 6% são portadores de erro de refração, sendo que 5% deles têm redução de acuidade visual para menos de 50% de visão normal. Os dados divulgados por organizações do setor revelam ainda que 95% dos problemas oftalmológicos podem ser evitados ou minorados com promoção de saúde e assistência.

“Considerando a importância da visão na educação e socialização da criança, os índices não podem ser menosprezados e uma campanha, desse porte, certamente contribuirá para a prevenção ou cura da grande maioria dos problemas oculares”, afirmou Azenate Carvalho, em documento encaminhado ao prefeito Fábio Junqueira (PMDB).

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa