Niltinho sugere implantação de Centro de Zoonoses

Nilton Dalla Pria (Pros) sugeriu esta semana a implantação de um Centro de Zoonoses em Tangará da Serra. Segundo ele, a intenção é que o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB) aceite a sugestão e disponibilize um local do Município para implantar o centro de zoonoses, para a realização de atendimento médico-veterinário.

“O controle de doenças, que podem ser transmitidas por animais, tem uma importância fundamental para a saúde da população. E as pessoas estão preocupadas com isso, a cidade precisa ter um local adequado para essa atenção, e a indicação foi feita a pedido da população”, conta o vereador Niltinho.

O vereador chama atenção para o fato de que a cada dia aumenta mais a população de animais de rua, os quais estão atingindo números preocupantes e as reclamações dos moradores são constantes. “Esses animais perambulam soltos pelas ruas da cidade e muitos apresentam doenças que podem ser transmitidas aos humanos, colocando em risco a saúde dos munícipes”, explica o legislador.

O Centro de Controle de Zoonoses é uma unidade de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva e o calazar, além da dengue e doença de Chagas), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica.

Um centro de zoonoses ainda pode desempenhar funções de controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) – ação baseada em trabalhos educativos, com a realização de campanhas procurando esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade. Além disso, as atividades de instrução podem ser complementadas com ações legais e fiscais.

“O objetivo é melhorar ainda mais a nossa estrutura de Saúde e prevenir doenças que podem ser transmitidas por animais faz parte das ações que devem ser realizadas pelo Município em favor da saúde pública. Esta é a nossa preocupação e por isso levamos essa indicação ao prefeito e esperamos ser atendidos”, conclui Niltinho do Lanche.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa