Piracema começa dia 5 de novembro; fiscalização será intensa em Tangará e região



A pesca estará proibida em todos os rios do Brasil a partir do dia 05 de novembro. A chamada Piracema vai até o dia 28 de fevereiro. Apenas os ribeirinhos poderão pescar 3 quilos diários para o consumo.

Segundo Jefferson Zucchi Diretor Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) em Tangará da Serra, no período estará proibida a pesca tanto para o pescador amador quanto para o pescador profissional. “Quem for pego nesse período, nem que seja com um peixe estará enquadrado na lei dos crimes Ambientais e responderá criminalmente e administrativamente pelo que ele está exercendo”.

Apenas os pescadores ribeirinhos poderão efetuar a pesca. “Simplesmente a pesca de subsistência estabelecida por lei e poderá ser realizada a pesca de 3 quilos por dia”, informou o Diretor Regional da SEMA.

Para os comerciantes e as pessoas que tem estoque de peixe é necessário fazer a declaração até o segundo dia útil após o início do período da piracema. “Ele faz na SEMA a declaração do estoque que ele tem naquele momento que é o que ele poderá comercializar durante aquele período de defeso. Quando a fiscalização chegar no estabelecimento ele deverá apresentar a autorização para o comércio de peixe durante o período”, pontuou Jeferson.

De acordo com o Diretor Regional da SEMA a Piracema é um período de reprodução dos peixes, o momento em que eles sobem para águas mais calmas para a desova. “Nesse período é importante que se preserve para que permaneça o estoque de pescado nos rios e não diminua com isso a proliferação dos peixes”.

Fonte: Heverton Luiz - da Redação RP