Unemat realiza 4° Colóquio Internacional de Letras em Tangará



Teve início nesta segunda-feira no Centro Cultural de Tangará da Serra o 4° CILE - Colóquio Internacional de Letras promovido pela UNEMAT, com o tema “A língua nossa de cada dia”. O evento segue até a próxima sexta-feira.

Segundo o coordenador do curso de Letras, Flávio Benites, o Colóquio é bienal e a universidade oferece também aos acadêmicos o Silmat que é um evento intercalado.

Segundo o coordenador, a programação tem durante as tardes, sessões de cinema e grupos de trabalhos.“Que são propostas de pesquisas desenvolvidas com professores da instituição, professores convidados do Programa de Pós-Graduação e Estudos Literários, e também professores da rede estadual, parceiros das atividades, principalmente, do PIBID que é um programa de iniciação a docência”, disse.

As noites incluem as exposições “Academia Matogrossense de Letras, um patrimônio de todos” e “Manoel de Barros na mídia impressa”; apresentações culturais, lançamentos de livros, conferências com vários professores e mesa redonda com integrantes da Academia Matogrossense de Letras.

Internacionalmente, o evento conta com a participação do Prof. Dr. Idelber Avelar de Nova Orleãs, Estados Unidos e da Profª Drª Maria Eugenia Treviño da Universidad Autónoma de Nuevo León, México. As atividades no período vespertino iniciam às 14h no CEFAPRO, e durante a noite as 19h no Anfiteatro do Centro Cultural.

Flávio Benites ressalta a importância do evento para os acadêmicos do curso de Letras, pois, os alunos complementam a carga horária extra necessária para a conclusão do curso, e adquirem maior conhecimento na área. “É o aprendizado fora dos muros da universidade”, completa.

Sergio Baldinoti, diretor do campus Unemat Tangará, destaca que é importante o acontecimento de eventos como esses, para os acadêmicos e professores, pois acontece troca de saberes, de diálogos, entre outros países. Segundo Baldinoti, esses simpósios dão oportunidade de discussão e de conhecimento de outras culturas, outros povos; em especial no caso da Literatura, da Língua Portuguesa e da Linguística. “Esse momento de trocas é fundamental para o crescimento e para a melhoria de qualidade do ensino e também das pesquisas que os professores dos programas de mestrado e doutorado têm desenvolvido junto a universidade”, conclui.

Mais informações no site do evento: https://sites.google.com/site/cileivinternacional/home

Fonte: Da Redação RP