Professores das redes municipal e estadual realizam formação sobre erradicação do trabalho infantil

Educadores participam de capacitação que será aplicada em sala de aula

Desde ontem, e segue até sexta-feira, durante a programação dos Jogos Escolares Matogrossenses, os professores das redes Municipal e Estadual participam de formação no Centro Cultural. Uma ação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura sobre a Erradicação do Trabalho Infantil. A programação será dividida em dois períodos. 

No período da manhã, capacitação para os profissionais dos anos iniciais e a tarde os anos finais. Ontem e hoje formação entre as duas redes de ensino por meio de oficinas e palestras, com apresentação teórica do trabalho, em seguida traçarão ações que serão realizadas em sala de aula. A partir de amanhã apenas os educadores da rede municipal em que farão o replanejamento do corrente ano, curriculum, avaliação, formação dos anos iniciais, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e educação especial. 

Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Educação Rodney Garcia, o plano de trabalho sobre erradicação do Trabalho Infantil é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho a partir de uma ação desenvolvida no Paraná onde se transformou em política nacional. Em 2007 houve uma alteração na legislação brasileira para que esta situação fosse integrada na educação básica. Em 2008, firmado o acordo, porém só em 2013 que 100 municípios do País aderiram ao programa. Este ano em Mato Grosso foram 30 municípios que integraram a esta ação, dentre eles Tangará da Serra. 

O programa é realizado em quatro etapas. A primeira foi em abril pela coordenação municipal do programa. A segunda é esta formação que estamos realizando nesta semana. A terceira etapa é aplicar em sala de aula, e a última realizar uma mostra municipal dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas. “Este programa é um conjunto de ações e tem por objetivo consolidar o direito da criança de estudar, a fim de evitar prejuízos sociais, físicos, distorção de valores / imagem em decorrente de postos de trabalhos oferecidos pela população”, conclui Garcia.

Assessoria de Imprensa