“A palavra chave é equilíbrio”, destaca nova Secretária de Saúde

Na manhã desta terça-feira (05), em seu primeiro dia como Secretária de Saúde do Município de Tangará da Serra, Luciléia Oliveira Rodrigues, concedeu entrevista à equipe de Reportagem da Rádio Pioneira para explicar alguns dos motivos de sua nomeação ao cargo de confiança.

Luciléia contou que atua no serviço público municipal de Tangará a três anos, trabalhando como enfermeira, e nos últimos períodos atuava como Coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município. Ao iniciar seus trabalhos na manhã desta terça (05), Luciléia, ressaltou que ainda é preciso conhecer um pouco mais sobre a área, devido à grande complexidade da saúde no sistema público, mas que para isso contará com a colaboração de todos os servidores e profissionais.

Segundo ela, um dos principais pontos que fortaleceram o convite para que atuasse como Secretária é pela experiência na área. Ela destacou que em um levantamento inicial, alguns pontos, que já são de conhecimento de muitos servidores e ex-secretários da área é a Atenção Básica no município: “O município de Tangará da Serra responde pela atenção básica, ele dá também respaldo aos casos de média e alta complexidade, porém, a atenção básica deve ser a nossa prioridade”, disse.

Ao corrigir esta deficiência, agora com a construção e reformas das Unidades De Saúde da Família, Luciléia destacou que se torna possível diminuir um pouco da grande demanda existente no Hospital Municipal através dos trabalhos e campanhas de caráter preventivo.

“Precisamos sempre da colaboração de todos, dos servidores, da população também, porque a saúde disponível para o cidadão é a mesma disponível para a minha própria pessoa, e também para os servidores, então, o que queremos é alcançar as melhorias necessárias para que seja possível um bom atendimento nas diversas áreas”, pontuou.

Sobre a urgência e emergência do município, Luciléia informou que um levantamento mais claro também será feito, mas que é possível adiantar algumas medidas que auxiliem no processo.

“O atendimento na atenção básica, fortalecido e melhorado, reflete diretamente na atenção secundária que é o nosso Hospital, e ainda na atenção terciária que são os exames e outros procedimentos”, comentou ao destacar que as medidas que estiverem ao alcance serão colocadas em prática para constituir um sistema de saúde melhor.

“A palavra chave é equilíbrio, entre cidadão, serviços oferecidos e servidores”, pontuou ao ressaltar que esta será a forma de condução da Secretaria de Saúde do Município.

Fonte: Roberto Weber - da Redação RP