Saúde realiza neste sábado mutirão para coleta de preventivo

A vacinação contra o HPV será realizada neste sábado somente no Posto Central

Profissionais da saúde municipal de Tangará da Serra realizarão neste sábado, dia 15, a primeira grande ação do ano para coleta de preventivo. 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Luciléia Rodrigues, a campanha para o combate ao câncer de colo de útero envolverá todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s) e Centro de Saúde (Posto Central). O mutirão será das 8h às 16h, sem intervalo ao meio-dia.

“Sábado agora temos um compromisso com a saúde. Por isso convidamos todas as mulheres com a vida sexual ativa para que compareçam a uma unidade saúde para coleta do preventivo. Além disso, convidamos todas as mães para que levem suas filhas de 11 a 13 anos para também se prevenirem contra a doença, através da vacinação contra o HPV”, convida a coordenadora, ao lembrar que a vacinação contra o HPV será realizada neste sábado somente no Posto Central. “Estaremos no sábado em diversas unidades de saúde fazendo a coleta do preventivo, porém a vacinação contra o HPV será realizado somente no Posto Central àquelas meninas que estudam e não conseguiram comparecer a uma unidade de saúde nesta semana”. Já durante a semana a vacina está disponível em cinco Unidades de Saúde da Família – Santa Isabel, Nazaré, Shangri-lá, Jardim dos Ipês e Goiânia –, além do Centro de Saúde (Posto Central), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45.

O objetivo desta ação é diminuir a incidência e a mortalidade da doença nas mulheres, por meio da implementação de ações estruturadas para a detecção precoce da doença e de suas lesões precursoras, garantindo o tratamento adequado e monitoramento da qualidade do atendimento à mulher. “São duas ações pontuais que serão realizadas no dia 15 de março, a coleta de preventivo e a vacinação contra HPV, que também é prevenção ao câncer o colo do útero”, adiantou a coordenadora Luciléia Rodrigues, ao destacar ainda que a vacina não substitui o exame preventivo (Papanicolau) a cada ano, nem o uso do preservativo nas relações sexuais. “Temos que deixar claro que a vacina é mais uma forma de prevenção contra o câncer de colo do útero e de reto para as mulheres. Mas queremos também que todas as mulheres com a vida sexual ativa procurem uma unidade de saúde para fazer a coleta do preventivo, que somente durante a coleta que o profissional tem a capacidade de verificar se há alguma lesão que pode levar ao câncer, além de detectar outros problemas através do exame laboratorial”, finaliza.

Fabíola Tormes - Redação DS