Mais de 500 meninas já se vacinaram contra o HPV em Tangará

Meta de vacinar 2,3 mil meninas na faixa etária de 11 a 13 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, através das Unidades de Saúde da Família do Santa Isabel, Nazaré, Shangri-lá, Jardim dos Ipês e Goiânia e Centro de Saúde (Posto Central) iniciou no último dia 10 de março (segunda-feira passada) a vacinação contra o HPV – Papiloma Vírus Humano –, o principal causador do câncer de colo do útero – em meninas de 11 a 13 anos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Luciléia Rodrigues, a vacina está sendo aplicada nessas seis unidades de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45 e no último sábado, dia 15, foi intensificada, juntamente com o mutirão para coleta de preventivo.

Durante a semana, segundo a coordenadora, cerca de 440 vacinas contra o HPV foram aplicadas, além do grande movimento observado durante todo o dia de sábado, ultrapassando 500 imunizações. “Estamos tendo uma procura muito grande e ainda estamos aproveitando este sábado para divulgar a vacina que vai ser rotina nas Unidades de Saúde”, observou a coordenadora, ao destacar que vacinação continua nessas unidades.

Além do trabalho nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde iniciará também um trabalho de imunização dessas meninas nas escolas. O objetivo é facilitar o acesso à vacinação e ampliar sua cobertura. “Temos uma meta de vacinar 2,3 mil meninas na faixa etária de 11 a 13 anos e para que a gente consiga abranger todas essas meninas estaremos realizando um trabalho junto as escolas públicas e privadas do município para alcançar essa meta”, explica a coordenadora Luciléia Rodrigues.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra HPV garante 98% de proteção contra o câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres.

Resultado preventivo ficará pronto em 40 dias

Profissionais da saúde municipal de Tangará da Serra realizaram no último sábado, dia 15, a primeira grande ação do ano para coleta de preventivo.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Luciléia Rodrigues, as mulheres atenderam o chamado para a saúde e procuraram as Unidades de Saúde da Família, além do Centro de Saúde para fazer a coleta do preventivo.

“Porém, tão importante quanto a coleta do preventivo para detectarmos o vírus que causa câncer do cólo do útero, é as mulheres buscarem o resultado do exame. Não adianta a gente fazer o exame e não buscar o resultado. O importante está no resultado para que a gente possa fazer uma intervenção antecipada para maiores problemas, como o câncer, que leva muitas mulheres a morte”, alerta.

Luciléia lembra ainda que o resultado sairá dentro dos próximos 30 a 40 dias. “O resultado deve ser retirado na mesma unidade em que a mulher colheu o exame, seja ele no Posto Central em nas diversas unidades de saúde”.

Além disso, a coordenadora reforça que para quem não participou do mutirão, pode procurar uma unidade de saúde para realizar o exame. “Toda unidade de Saúde e o Posto Central realizam a coleta do preventivo durante todo o ano. Basta que a mulher vá até a unidade de sua área de abrangência e faça o pedido”, explicou. Em todas as unidades o exame é realizado duas vezes na semana, com 10 mulheres em cada dia.

Fabíola Tormes - Redação DS