Mais 18 profissionais do ‘Mais Médicos’ virão para Tangará

Junqueira, Felipe Proenço, Zé Pequeno e Ságuas Moraes durante audiência, em Brasília

O prefeito e vice de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira (PMDB) e José Pereira Filho, o Zé Pequeno (PT), respectivamente, estiveram nesta quinta-feira, dia 27, em Brasília, para uma série de audiências no Ministério da Saúde. O objetivo, segundo Junqueira, era conseguir meios para amenizar a crise da saúde no município.

Na primeira delas, sendo esta realizada no gabinete do Deputado Federal Ságuas Moraes (PT), além dos tangaraenses e do parlamentar, participou também o diretor nacional do programa ‘Mais Médicos’, Felipe Proenço, que após solicitação do chefe do Executivo Municipal, garantiu mais 18 profissionais para atuarem no município a partir de maio deste ano. “No máximo final de abril, começo de maio, estarão aí”, adiantou Fábio Junqueira, por telefone, ao explicar que Proenço deu como data base para a chegada dos 18 profissionais o dia 22 de abril. 

Ainda na tarde de ontem, Junqueira e Zé Pequeno participaram de outras reuniões, sendo uma delas para tratar especificamente da ampliação da rede básica de saúde. “Temos a capacidade para 44 Unidades da Saúde da Família em Tangará e só temos 12 credenciadas, sendo que implantadas somente oito, porque quatro são as que estão em ampliação. Então estamos tentando ver mecanismos para credenciarmos mais”, explicou o prefeito, ao destacar, entre elas, as unidades do São Joaquim do Boche, Alto da Boa Vista, Progresso e Triângulo. “Temos várias localidades com estrutura de Posto de Saúde, com capacidade para colocarmos uma equipe de Saúde da Família”.

Além disso, Junqueira afirmou que estão também buscando recursos para a construção de novas Unidades de Saúde da Família. “Então estamos aqui para ver se conseguimos recursos para construir novos PSF’s e ao mesmo tempo credenciar aqueles que a gente pode credenciar. Com isso vamos receber mais recursos e assim poderemos e encaixar esses 18 médicos com melhores estruturas”, finalizou. 

Junqueira e Zé Pequeno, que retornam a Tangará da Serra já nesta sexta-feira, participaram ainda, no final do dia de ontem, de outra reunião no Ministério da Saúde, onde o objetivo era assegurar recursos para o término das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Fabíola Tormes - Redação DS