Câmara aprova reajuste para servidores públicos do Município

O plenário da Câmara aprovou por unanimidade o projeto de lei que reajusta os salários dos servidores públicos municipais do Grupo Ocupacional I, inclusive os contratados e servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e do e Instituto Previdenciário dos Servidores de Tangará da Serra (Serraprev) na categoria de servidores em nível de escolaridade “alfabetizado”. O reajuste, proposto pelo Executivo e aprovado pelos vereadores, é de 3,2%.

De acordo com a mensagem que acompanhou o projeto, o reajuste pretende minimizar as diferenças entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos municipais em atendimento ao artigo 39, e seus incisos e parágrafo 5º, da Constituição Federal de 1988.

Outro argumento apresentado pelo Executivo foi que o estudo de impacto orçamentário realizado indicou ser possível a readequação dos vencimentos dos servidores do Poder Executivo.

“O aumento tem adequação orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual e compatibilidade com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias”, afirmava a mensagem assinada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB).

Antes de ser votado, o PL 216 recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Finanças e Orçamento composta pelos vereadores Weliton Duarte (PT) membro, Professor Vagner (PSDB) vice-presidente e relator, e vereadora Azenate Carvalho (PMDB) presidente; e da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final e Eficácia Legislativa composta pelos vereadores Rogério Silva (PROS) membro, Azenate Carvalho (PMDB) vice-presidente e relatora.

Marcos Figueiró - Assessoria de Imprensa da Câmara

Projeto autoriza aquisição de equipamentos de informática para Educação

Os vereadores tangaraenses aprovaram o Projeto de Lei 218/2013 que autoriza alteração de metas físicas e financeiras do Plano Plurianual (lei 3.862/2012) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), abrindo crédito adicional suplementar no valor de R$ 91 mil 980 reais destinados a custear despesas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

De acordo com a mensagem que acompanhou o projeto, a proposta visa atender a aquisição de equipamentos de informática: computadores, datashow, impressoras e notebooks. Caso os vereadores aprovem o projeto os equipamentos serão adquiridos para as escolas municipais.

Os equipamentos, segundo a Semec, serão utilizados como material de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados. Além disso, terão como função preparar os alunos para uma sociedade informatizada, tornando-os mais curiosos a buscar novas respostas para questões antes resumidas em livros, segundo o próprio Executivo Municipal, nem sempre atualizados

“Outra importante função do computador é integrar cultura, informação e oportunidades, tornando o processo de aprendizagem e a escola um lugar motivador e interessante”, afirma a mensagem assinada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB).

Antes de ser votado em discussão única, o PL 218 recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Finanças e Orçamento composta pelos vereadores Weliton Duarte (PT) membro, Professor Vagner (PSDB) vice-presidente e relator, e vereadora Azenate Carvalho (PMDB) presidente; da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final e Eficácia Legislativa composta pelos vereadores Rogério Silva (PROS) membro, Azenate Carvalho (PMDB) vice-presidente e relatora, e Sílvio Sommavilla (PV) presidente; e da comissão de Educação e Esportes composta pelos vereadores Professor Sebastian (PROS), professor Vagner (PSDB) vice-presidente e relator, e Azenate Carvalho (PMDB) membro.

Marcos Figueiró - Assessoria de Imprensa da Camara

Secretaria de Turismo prepara programação natalina em Tangará da Serra

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) está preparando uma vasta programação para comemoração do Natal em Tangará da Serra. O processo de licitação para a compra de dez mil metros de mangueira está em andamento, segundo informou a secretária de turismo, Tatiani Diel.

A aquisição servirá para decorar a cidade, e conforme a secretária será aproveitado ainda o restante do material utilizado no ano passado.

A Setur fará uma programação especial [19 a 23 de dezembro] voltada para o clima natalino. A secretária pontuou que uma parceria foi feita com a Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits) para realização do ‘Cantos e Contos’, marcado por apresentações de teatro e dança.

O local será definido entre a Praça da Bíblia e a dos Pioneiros. “É muito interessante que a população entre também no clima natalino e decore sua casa. Esse ano não terá premiação, mas já estamos estudando premiar as melhores decorações no ano que vem”, disse.

Fonte: Redação RP