AGE repassa experiência de atuação ao Controle Interno da Prefeitura de Tangará

Reunião serviu para fortalecer o controle interno e aperfeiçoar a conduta do servidor público

Esteve presente na Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) o Superintendente de Administração e Controle Interno da prefeitura de Tangará da Serra, Alberto Fernando Ambrosio. Sua visita teve o intuito de conhecer a estrutura e funcionamento da AGE.

O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, relatou que a AGE atua como Controladoria desde janeiro de 2011, quando passou a responder também pelas atividades de Ouvidoria e Corregedoria, além das funções de Auditoria e Controle, as quais já eram de sua competência. O objetivo do sistema de trabalho é fortalecer o controle interno, aperfeiçoar a conduta do servidor público, ampliar os níveis de transparência e fomentar o controle social para melhorar a qualidade do serviço público.

Nesse sentido, José Alves observou que os principais focos de atuação da AGE são prevenção de falhas, orientação dos servidores e gerenciamento de riscos para garantir a qualidade, legalidade e responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos do Poder Executivo. “A AGE não quer ser reconhecida como um órgão que aumenta a produção de relatórios com indicação de falhas. Ao contrário, quer ser reconhecida como uma instituição que orienta os gestores públicos para evitar que a falha aconteça”, ressaltou José Alves.

O secretário-auditor também frisou que “ao orientar os municípios na estruturação do controle interno, estamos seguindo um propósito de governo, pois de forma reiterada o Governador Silval Barbosa tem determinado que todas as secretarias levem o apoio necessário aos municípios”.

A superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle da AGE, Kristianne Marques Dias, citou o Programa de Controle Disciplinar “Você Faz a Diferença”, que aborda e auxilia a conduta funcional do servidor público e o Plano de Providências do Controle Interno (PPCIs), que por ser uma pós auditoria, orienta e acompanha se o gestor da unidade auditada está realizando as recomendações da AGE.

Ainda com relação à pós auditoria, o secretário-adjunto de Auditoria da AGE, Emerson Hideki Hayashida salientou que, “o primeiro controle de um procedimento quem faz é quem o executa. Verifica se está tudo correto para seguir adiante, é um controle primário. E a AGE enquanto controle interno, avalia se esse controle está de acordo com as normas, ‘como está o projeto’, ‘se tem orçamento’, se ‘a aquisição tem um Termo de Referência ou projeto básico’.

Fonte: Assessoria AGE/MT