Junqueira diz que vai implantar ‘Rede Cidadã’ em Tangará

O prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, disse que irá implantar o Programa ‘Rede Cidadã’ no município. Junqueira fez a afirmação durante a reunião ordinária mensal do GGI-M, na semana passada, quando a temática desenvolvida era a forma de tirar crianças e adolescentes das ruas com atividades complementares, principalmente, aqueles que estão em vulnerabilidade social.

Na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), a pauta central foi o aumento de crimes contra o patrimônio, onde, nos últimos dois meses, houve um acréscimo de 75% de roubos e furtos. Já no final da reunião, num comentário aparte, a delgada regional Alessandrah Ferronato questionou sobre que programa poderia ser implantado para prevenir a questão da criminalidade entre crianças e adolescentes.

O Programa ‘Formando um Cidadão’, desenvolvido por entidades de classe e clubes de serviço em parceria com a Polícia Militar foi sugerido. Contudo, Junqueira salientou que a problemática deste programa sempre foi a transição entre as gestões, o que acabou tornando o programa oneroso, tendo ocorrido seu fechamento ainda no ano passado, quando o La Comuna devolveu a sede do Programa, no Jardim Rio Preto, ao Rotary, proprietário da área, que conta com sede, salas de aula, campo de futebol e quadra poliesportiva coberta.

Ainda, o prefeito salientou que esteve conversando com o coordenador do Programa ‘Rede Cidadã’, tenente-coronel PM Maurozan Cardoso Silva, que basicamente trabalha na mesma linha do Formando um Cidadão, e que deverá implantá-lo na antiga sede da Fonte de Luz, no Jardim dos Ipês. Junqueira disse que está sendo feito o estudo geológico do local. Na região, o ‘Rede Cidadã’ foi implantado, em 2011, em Nova Olímpia.

Além de Nova Olímpia, o ‘Rede Cidadã’ também atua em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Em Cuiabá, o programa está presente em dez bairros; Planalto, Pedra 90, Jardim Vitória, Três Barras, Pedregal, Osmar Cabral, Ribeirão do Lipa, Araés, Residencial São Carlos e Novo Horizonte.

REDE CIDADÃ – O ‘Rede Cidadã’ é uma política de segurança pública criada para atuar dentro das comunidades desenvolvendo atividades educativas, culturais, esportivas e sociais, com o objetivo de fazer com que o estado esteja presente nas comunidades levando qualidade de vida ao cidadão. O programa foi criado em 2005 pelo governo do estado e está ligado à Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp).

Além das crianças e adolescentes, o programa oferece também cursos profissionalizantes e apoio psicológico e de assistência social às famílias dos menores participantes. Os cursos possibilitam a qualificação profissional e geração de renda familiar.

São parceiros do Rede Cidadã: prefeituras, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conselhos Tutelares, Delegacia da Criança e do Adolescente, entre outros órgãos.

Para participar do ‘Rede Cidadã’, a criança ou o adolescente deve ter entre 10 a 17 anos, estar matriculado e frequentando a escola e, caso não esteja, o jovem e os familiares precisam demonstrar o interesse de voltar a estudar. Além disso, também é importante que a família acompanhe o desenvolvimento e comprometimento do aluno.

Fonte: Redação O Jornal