Coleta seletiva: serviço deverá ser melhorado com treinamento para coletores

A maior parte da área urbana de Tangará da Serra tem hoje a cobertura do serviço de coleta seletiva de lixo. O setor tem sido alvo de algumas reclamações por parte da população tangaraense, principalmente no que diz respeito aos coletores do material. Na manhã desta 6ª-feira, diversas pessoas entraram em contato com o Departamento de Jornalismo da Rádio Pioneira, destacando a necessidade de orientação aos servidores sobre este serviço.

Entre as reclamações apresentadas, está a falta de cuidado em relação a onde são lançadas as sacolas para a coleta seletiva da semana seguinte. D. Lina, moradora da região central da cidade, disse que os sacos acabam sendo lançados em cima do telhado e até entopem as calhas. Moradores de bairros informaram que as sacolas foram lançadas em direção ao seu rosto quando estavam no quintal de casa. A Sra. Maria, moradora da Vila Goiânia, por sua vez, cobrou o uso da música que alerta os moradores para a passagem do caminhão de coleta seletiva.

Sobre estes questionamentos, a reportagem da Rádio Pioneira foi ouvir o Diretor Operacional do SAMAE - Serviço Municipal de Água e Esgoto, Hugo Leonardo. “É a primeira reclamação que eu recebo neste sentido de que estejam jogando as sacolas com muita força, mas vamos fazer uma reunião com eles e pedir a eles, menos força, e mais cuidado”, disse.

Hugo Leonardo fez questão de agradecer à população que tem se manifestado sobre a questão. “Nosso fiscal é o povo. Só tenho a agradecer à população. Há alguns dias algumas pessoas têm reclamado sobre alguns coletores. Alguns deles são novos e precisam passar por treinamento. Tivemos alguns fatos recentes que prejudicaram o serviço. A população sabe que contratamos a cooperativa para fazer a coleta. O incêndio acabou levando à mudança de local e alguns acabaram saindo da cooperativa. Temos pessoal novo e precisamos então dar um treinamento melhor para eles, e na medida do possível estamos fazendo isto, explica Hugo.

COLETA NA REGIÃO CENTRAL – Outra questão apontada nesta semana no programa O Povo no Rádio por cidadãos foi a não realização da coleta seletiva em alguns locais, inclusive em uma empresa. Sobre a coleta em empresas na área central, Hugo Leonardo informa que a coleta acontece nas quartas-feiras a partir das 18 horas e aos sábados a partir do meio dia.

“Estamos com uma demanda de coleta seletiva muito grande. Não conseguimos hoje tirar o caminhão da rota para atender um ou outro empresário. Então, enquanto estivermos nestas condições, pedimos a compreensão. A coleta acontece nas quartas e sábados e é importante que não deixem acumular muito o lixo seletivo”, disse Hugo Leonardo.

CONTATO E INFORMAÇÕES- Para esclarecer dúvidas em relação à coleta seletiva, ou passar informações, os tangaraenses poderão ligar nos telefones: 3311-6500 ou 9615-5516. “Se tiverem dúvidas podem ligar nestes telefones ou também direto no 3311-6521, para falar com o gerente operacional, ou outros servidores aqui. De uma coisa temos certeza: sem solucionar o problema não vai ficar”, disse Hugo Leonardo.

Fonte: Redação RP