Professores de Tangará participam de formação do Projeto Agora em Barra do Bugres

Professores de escolas que fazem parte do ‘Estudo Municípios Canavieiros 2013 – Bioeletricidade’ de Tangará da Serra participam de uma formação que será realizada nesta quarta-feira na cidade pólo, Barra do Bugres.

A ação educacional é uma iniciativa do Projeto Agora, principal ação de comunicação institucional integrada do agronegócio brasileiro, com a participação de 10 entidades e cinco empresas.

Organizado de forma direcionada ao Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), o “Estudo” mostrará as vantagens e desvantagens do uso de todas as fontes energéticas e o melhor caminho para se garantir uma variada e segura matriz energética. Os estudantes trabalharão em sala de aula os diversos tipos de energia existentes no Brasil, como a extraída da cana, a eólica, a solar e a produzida por termelétricas movidas a combustíveis fósseis, como o carvão, o gás natural e derivados do petróleo.

Em 2013, a missão do Estudo é envolver escolas públicas municipais e estaduais de 100 cidades selecionadas nos estados de Alagoas (AL), Goiás (GO), São Paulo (SP), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Paraná (PR) e Pernambuco (PE). A expectativa é que 210 mil estudantes sejam impactados.

O processo de atividades do “Estudo” será realizado em duas etapas: oficinas de formação de professores no 1º semestre de 2013 e, no 2º semestre, após os trabalhos em sala de aula, encontros de encerramento, nos quais os professores devem apresentar os trabalhos desenvolvidos, comentar os resultados e trocar experiências.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) Iolanda Garcia explica que a formação será realizada durante a tarde e terá quatro horas de duração. “A equipe que produziu o material que os professores irão trabalhar nas escolas dará as instruções de como ele deve ser abordado pedagogicamente”, diz.

Neste ano de acordo com ela o foco é a bioeletricidade, principalmente voltado para os municípios canavieiros. “A equipe fará um histórico da produção de energia desde os tempos pré-históricos, chegando às fontes de energias, nas matrizes enérgicas mais recentes e como foco também os municípios canavieiros que fazem a produção da energia com o próprio bagaço de cana”, fala. As turmas selecionadas irão trabalhar com esse material e essas escolas o receberão para complementar aulas já programadas.

PROJETO AGORA

O Projeto AGORA é a maior iniciativa de comunicação institucional integrada já implantada no Brasil, unindo empresas e entidades que fazem parte da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O Projeto já conta com apoio das empresas Basf, Dedini, FMC, Monsanto e Syngenta, além das entidades ALCOPAR (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); BIOSUL (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); SIAMIG (Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais); SIFAEG (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás); SINDALCOOL/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); SINDALCOOL/PB (Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); SINDAÇÚCAR/PE (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); SINDAÇÚCAR/AL (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas); ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul); e a UNICA.

Fonte: Redação RP