Com sete eixos em discussão, plano de educação segue em desenvolvimento

Após intensos estudos e discussões, nesta terça-feira (7), no auditório da APAE, professores, coordenadores e diretores concluíram a etapa municipal da CONAE 2014.

A Conferência Nacional da Educação acontece em todo o país, com o intuito de promover a melhoria no sistema de educação vigente. Inicialmente organizada em pequenas conferências, já alcança o nível regional e em breve deve ser destaque em todo o estado.

A assessora pedagógica Márcia Abelha destaca: “Ela traz um espaço de participação popular”.

Sobre os trabalhos realizados nas conferências das escolas e instituições, Márcia comenta que houve uma participação muito positiva e que em sua grande maioria, as contribuições, serão adequadas e inseridas ao texto base.

Documento Referência – Com sete eixos principais, o documento referência é o texto base para a discussão e melhoramento, entre eles estão o Plano Nacional de Educação (Eixo 1), Qualidade da Educação (Eixo 4), Valorização dos Profissionais (Eixo 6) e ainda, em seu sétimo eixo, o Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

O objetivo, segundo a assessora pedagógica, é simultaneamente em todos os municípios concluir a análise e discussão, garantindo que, se aprovado pelo Ministério da Educação, este plano possa atender as verdadeiras necessidades em todo o país.

A próxima etapa trata da organização regional, onde, em nova discussão, mais melhorias serão criadas.

“Acontecerá também em Tangará da Serra [referindo-se à etapa regional], com sete municípios pólos, quando todos vão trazer a contribuição de cada um destes municípios”, conclui Márcia.

O MEC disponibiliza um site oficial da CONAE 2014 que pode ser acessado e acompanhado através do link: http://conae2014.mec.gov.br/

No site podem ser encontradas informações e também o download do documento referência.

Fonte: Roberto Weber com Gilvan Melo