Meio passe deve beneficiar 600 acadêmicos da Unemat

Um projeto de lei da deputada estadual Luciane Bezerra (MD) tem mobilizado universitários de todo o estado. O PL, que prevê a criação do “meio passe nas passagens de ônibus intermunicipais” para estudantes de ensino superior de Mato Grosso, tramita na Assembleia Legislativa, por enquanto nas comissões, e tem gerado certa resistência por parte de empresas de transporte intermunicipal e de alguns deputados que não veem o projeto com bons olhos.

Somente no campus da Unemat de Tangará da Serra, segundo previsão do diretor Sérgio Baldinotti, pelo menos 630 acadêmicos serão beneficiados caso o projeto vire lei. Estes universitários estudam em Tangará, mas suas famílias residem em outros municípios, alguns bem distantes como Pontes e Lacerda, Juína, Colniza, Paranatinga e Nova Xavantina.

A proposta do PL 030/2013, está sendo avaliada pela Comissão de Mérito e Fiscalização da AL, que tem como relator o deputado Wagner Ramos (PR), que já informou a própria autora do projeto que é favorável a sua tramitação. Logo após a aprovação desta comissão o projeto seguirá a Comissão de Constituição e Justiça da AL (CCJ) para depois passar pelo crivo de todos os deputados em plenário.

Ontem, Luciane Bezerra esteve em Tangará para apresentar o projeto e pedir apoio aos acadêmicos para que se mobilizem e ajudem na aprovação do mesmo. “Sou mãe de filhos universitários e sei como é difícil as idas e vindas dos estudantes que estudam em outras cidades”, disse ela, explicando que outros estado como Ceará e São Paulo e Pará que já tem leis sobre o tema.

“Estamos encontrando resistência com as empresas de transporte que alegam que terão prejuízo, pois elas irão absorver os 50% de desconto, mas isso deu certo nesses estados e hoje as empresas estão lucrando ainda mais”, contou.

Ela recebeu um documento do Diretório Central de Estudantes da Unemat de Tangará dando apoio a iniciativa e conclamou: “caso não consigamos aprovar o projeto, pois defendem que é vício de iniciativa, quero chamar vocês [acadêmicos] para passar esta lei como sendo de iniciativa popular”, comentou.

Além de Tangará, Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis já receberam a audiência. A última consulta pública será na próxima semana em Cuiabá.

Fonte: Redação DS