Visando diminuição do déficit alimentar Saúde promove plantio de árvores frutíferas

O projeto denominando Cultivando Saúde desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, gerida pela Secretária Helena Maria Cavalini, visa a diminuição dos índices de déficit alimentar em Tangará da Serra. Desenvolvido pela Vigilância Nutricional do Município, o programa é voltado para crianças que vivem em bairros e comunidades carentes ou que não possuem a cobertura de um Programa de Saúde da Família (PSF).

A primeira etapa do programa foi desenvolvida neste sábado, 16, nos bairros Morada do Sol e Bela Vista, que além de serem comunidades carentes, não possuem a cobertura de um PSF próprio. Os bairros também não possuem árvores frutíferas plantadas em sua região.

A Coordenadora da Atenção Básica do Município, Enfermeira Gislaine Miranda Marin, explica que a Secretaria de Saúde está agindo em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que forneceu as mudas de árvores frutíferas que foram distribuídas nos bairros a partir das 8h deste sábado com a colaboração de parceiros como a Unemat e o Senac. “Esse é o primeiro passo do projeto. Nosso objetivo é distribuir até novembro 70 mil mudas de árvores frutíferas. Com esse projeto o Município leva saúde a toda a população, de forma simples com o plantio dessas mudas”, completou.

Para se definir as mudas que seriam plantadas uma Nutricionista procedeu com a avaliação e concluiu que devem ser plantadas nos bairros árvores que produzam jabuticaba, caju, acerola e goiaba inicialmente. “O projeto terá três etapas. A primeira acontece nesse sábado, a segundo será em novembro com a conclusão da distribuição das 70 mil mudas de árvores frutíferas e a terceira etapa será no início de dezembro quando faremos juntamente com a comunidade uma avaliação do projeto”, concluiu Gislaine.

No sábado o Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira acompanhou a equipe da Saúde nos bairros e distribuiu mudas frutíferas. A Primeira Dama, Helena Simões Matias Junqueira também participou da ação.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa