Vereador indica implantação do sistema “Zona Azul”

O vereador Rogério Silva (PSB), anunciou que indicará ao Executivo Municipal a adoção do sistema de Zona Azul nos estacionamentos da área central de Tangará da Serra.

Segundo ele, o sistema seria a solução para a atual desordem nos estacionamentos a partir da característica de rotatividade, o que proporcionaria organização e ainda geraria renda para o município reinvestir no próprio trânsito. “Esta modalidade vem dando certo em várias cidades do Brasil, então deverá dar certo aqui em Tangará também”, considerou, citando cidades como Campo Grande (MS), Santa Bárbara (SP) e Uberlândia (MG).

O vereador do PSB observa que o município possui um projeto para implantação do sistema de Zona Azul, contratado pela municipalidade ainda no ano passado ao custo de R$ 56 mil. O material inclui projeto de engenharia com sinalização vertical e horizontal, revisão da legislação vigente, normas para carga e descarga e vagas para idosos e deficientes e, ainda, o termo de referência para contratação de empresa especializada. “Já tem meio caminho andado, pois há um projeto. Tem de promover as adequações e colocar isso pra funcionar”, disse.

Indagado a respeito do projeto citado por Rogério Silva, o prefeito Fábio Junqueira garantiu que irá avaliar. “A informação que eu tenho é que há um projeto que foi apresentado agora, há poucos dias. Já o requisitei para analisar o que foi desenvolvido para formar uma convicção a respeito”, declarou o gestor.

SITUAÇÃO - Os problemas nos estacionamentos em Tangará da Serra se concentram no quadrilátero urbano entre as imediações da Rua Avelina Jaci Bohn e a região do Cisc/Correios, na Avenida Brasil; nas paralelas Antônio Hortolani e Júlio Martinez Benevides, e em todas as ruas transversais deste quadrante, principalmente a Hitler Sansão – conhecida como “Rua do Bradesco” - e a José Corsino, no entorno da Praça da Bíblia.

Ainda que estes quarteirões tenham as demarcações de locais específicos para estacionamento de motocicletas, a sinalização não é respeitada. Também há problemas com a permanência, durante o dia inteiro, de veículos de funcionários e proprietários de estabelecimentos do Centro, além da má educação de ciclistas, que simplesmente encostam suas bicicletas junto ao meio-fio, tomando espaço útil destinado aos veículos.

ROTATIVIDADE - O sistema de Zona Azul consiste no controle do estacionamento de veículos por tempo, através de dispositivos coletores (parquímetros) de informações armazenadas através de sistema automatizado. 

Fonte: Assessoria Especial