Empresárias de Tangará vencem Prêmio Sebrae de Negócios

Vieram de Tangará da Serra duas das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, nas categorias pequenos negócios e empreendedora individual. São elas Maria Aparecida Herera da Silva, da Jusicler Uniformes, e Audiley Aparecida de Freitas, proprietária da Ki Delícia. A ganhadora da categoria negócios coletivos, Maria da Gloria Bezerra Chaves, é de Cuiabá e foi a primeira presidente da Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat). Garra, persistência, disposição para o trabalho são alguns dos atributos comuns às três ganhadoras de Mato Grosso e a quase todas as 5.400 mulheres que se inscreveram na premiação em todo o Brasil – em MT foram 186 inscritas na edição 2012 do prêmio, cuja grande final nacional foi realizada ontem, no Sebrae Nacional, em Brasília.

Como muitas outras mulheres, Maria Aparecida Herera, 58 anos, três filhos e 2 netos, começou na atividade meio por acaso. “Gostava de costurar, sempre fui curiosa e tinha facilidade em aprender. Iniciei o negócio fazendo biquinis e camisetas. Os primeiros uniformes escolares foram confeccionados para meus filhos e acabei recebendo uma encomenda de 400 camisetas da escola onde eles estudavam”, conta. Desde então o negócio cresceu e 25 anos depois ela e seus 10 funcionários – 7 delas mulheres -, fabricam mais de 20 mil peças por ano e faz uniformes para 30 escolas de Tangará, além de atender mais de 100 empresas do município e região. “Há 5 anos atendo o frigorífico Anhambi e quase tudo que faço é para venda em atacado”, destaca, acrescentando que atende também pequenas empresas. O segredo do sucesso, segundo ela é a experiência. “Sou muito exigente. Eu perco um tostão, mas não perco meu cliente. Trato cada um como se fosse único. Estou sempre aprendendo para aprimorar a qualidade dos meus produtos e para atender melhor”, constata, acrescentando que “a mulher é mais detalhista, mais humana do que o homem e essas características fazem a diferença na hora de administrar uma empresa. “Aprendi muito ao longo desses anos, especialmente a acreditar em mim mesma e a confiar na força do meu trabalho”, conclui a mãe de Juliano, Simone e Cleverson, cujas iniciais deram nome à empresa Jusicler.

Maria Aparecida e seus funcionários são clientes de Audiley Aparecida de Freitas, da Ki Delícia, Microempresa Individual (MEI) criada há 2 anos e que está prestes a se tornar uma empresa Ltda. Há 12 anos, Audiley faz trufas de chocolate, ovos de Páscoa, bombons e inúmeras outras delícias que durante muito tempo foram feitas exclusivamente por ela e vendidas na rua e de porta em porta pela fabricante. Hoje, nas proximidades de datas comemorativas como Páscoa e Natal, ela contrata 10 colaboradoras temporárias para ajudar na produção - no resto do ano trabalha sozinha.

Aos 30 anos e casada, ela acredita que as mulheres tocam o negócio de uma maneira diferente dos homens. “Ainda sinto um certo preconceito na hora de buscar financiamento, acho que pensam que não temos capacidade para gerenciar um negócio, mas estamos provando que não é bem assim”, avalia.
As duas empresárias de Tangará da Serra e a de Cuiabá viajaram ontem a Brasília para a grande final no Sebrae Nacional. Em Mato Grosso, o prêmio é organizado pelo Sebrae e BPW Cuiabá.

Fonte: Assessoria SEBRAE