Criação de cargos de livre nomeação do prefeito gera polêmica

Um projeto de lei gerou polêmica ontem na Câmara Municipal. De autoria do Executivo, o referido projeto, em seu artigo 2º, dá liberdade ao prefeito de contratar, independentemente de teste seletivo ou concurso público, 41 servidores para ocuparem cargos diversos no âmbito do Executivo. A maioria dos vereadores se colocou contrária a votação ainda ontem e a tramitação de urgência especial foi quebrada.

O vereador Fábio Brito, o Fabão (PSDB), comentou sobre a moralidade do projeto e utilizou o termo ‘cabide de empregos’ para defini-lo. “Esse projeto dá liberdade ao prefeito para fazer nomeação de quem ele quiser. Nós temos visto ao longo dos anos na cidade, e a sociedade vem nos cobrando, que a Prefeitura, entre aspas, é o famoso cabide de empregos”, comentou. 

Ao cobrar a mudança prometida nas eleições de 2012, Fabão pediu que sejam feitos teste seletivo ou concurso público para suprir tais vagas. “Temos que começar urgentemente a coibir este tipo de atitude, de livres nomeações, instituindo um teste seletivo e um concurso público”, disse, frisando que votará contrário a livre nomeação de cargos pelo prefeito.

Este é o segundo projeto em 2013 que apresenta os mesmos problemas: falta de informações e coerência.

Fonte: Redação DS