Município realiza campanha de prevenção à violência e criminalidade

Professores da rede municipal de ensino de Tangará da Serra começaram a receber na última semana parte das 10 mil cartilhas da Campanha de Prevenção à Violência e Criminalidade. O programa é parte do convênio 763148/2011, assinado entre Prefeitura Municipal e Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).

O convênio inclui ações orçadas em R$ 766,6 mil, que consistem em cursos de capacitação e seminários de sensibilização com cartilhas, fornecimento e instalação de equipamentos de vídeo-monitoramento com treinamento operacional e estruturação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Os equipamentos e o GGI-M já estão em fase de instalação na cidade.

A campanha faz parte de um programa nacional de combate à violência e criminalidade implementado pelo Ministério da Justiça junto aos municípios. No caso de Tangará, a operacionalização da campanha se dará entre o próprio Ministério, a Prefeitura e o GGI-M. No âmbito da campanha serão realizadas atividades de capacitação e orientação a agentes ligados à Segurança Pública e à população.

A cartilha distribuída na última semana também será destinada à população em geral. As drogas são o tema abordado no material, com referências aos seus efeitos no organismo humano e na sociedade. As próximas etapas da campanha incluirão cartilhas sobre outros temas, como educação no trânsito.

Das 10 mil cartilhas que começaram a ser distribuídas, 5 mil serão destinadas à comunidade estudantil da rede municipal, 2.500 mil às escolas estaduais, 1.500 à Secretaria Municipal de Saúde, e 1.000 às casas de recuperação e à Pastoral da Juventude.

Fonte: Assessoria / UEL / SEMEC