Alunos da Escola Antenor Soares participam de palestras sobre a história do Correio Aéreo Nacional

Manhã agitada para aproximadamente 70 alunos do Centro Municipal de Ensino Antenor Soares que participaram das atividades em homenagem ao Correio Aéreo Nacional (CAN) com uma palestra histórica no aeroporto municipal. A palestra foi ministrada pelo jornalista e escritor aposentado Cosme Degenar Drumond, autor de vários livros sobre aviação, no hagar do aeródromo.

Entusiasmados as crianças tiveram a oportunidade de saber como eram feitas as entregas há mais de 80 anos, os detalhes da função do CAN, a criação e o desenvolvimento das missões que o CAN cumpria voltados a cidadania e solidariedade, também foram entregues aos alunos participantes as cartinhas de crianças do estado de Mato Grosso do Sul, essa é uma das missões que o CAN realiza em suas visitas.

As crianças ficaram maravilhadas com a palestra, muitas aproveitaram para matar a curiosidade a respeito dos equipamentos que usam durante as viagens, "eles receberam com muita animação, com muito calor humano, nós sabemos que a aviação está na alma do brasileiro, ela sempre atraiu vários olhares, pelos nomes que sempre se destacaram com Alberto Santos Drumond, Edu Chaves, Brigadeiro Eduardo Gomes entre outros. 

Durante a palestra os pilotos realizaram sorteios para que um grupo de alunos pudessem fazer um voo panorâmico, ao todo sete alunos aproveitaram para ver a cidade como jamais tinham visto antes, o voo teve duração de 15 minutos, tempo suficiente para os alunos Luan e Dener que tiveram a oportunidade de voar pela primeira vez de avião e ficaram encantados com a emoção que sentiram, "nossa foi incrível, ficamos com um pouquinho de medo na hora que o avião decolou, mas quando você está lá em cima esquece de tudo, a gente senti uma liberdade que não tem explicação", relataram os alunos.

COSME DEGENAR DRUMOND - Iniciou sua carreira como redator/revisor do Ministério da Aeronáutica (1974-1983). Integrou a equipe que organizou o Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira. Escreveu, em 1984, um catálogo intitulado O Museu Aeroespacial Brasil - The Brazilian Aerospace Museum. É detentor das Medalhas do Pacificador (Ministério do Exército), Santos-Dumont, Mérito Aeronáutico (Ministério da Aeronáutica). Por duas vezes, recebeu o prêmio Santos-Dumont de Jornalismo (2000 e 2002), do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica. Foi diretor de redação da revista Tecnologia & Defesa (1985-2008). É autor do livro Asas do Brasil - Uma história que voa pelo mundo (Editora de Cultura, 2004).

Os pilotos encerram a missão com a última parada em Vilhena, os pilotos que em sua maioria são empresários e aposentados estão prevendo a chegada de volta em São Paulo no dia 03 de setembro, antes deles voltarem para SP, na rota ao inverso, eles passarão novamente nas cidades que os acolheram para se despedir das pessoas que deram total apoio a todos os pilotos e visitantes. Cosme ainda destacou que não esperava essa receptividade em todos os lugares que passaram e que de Tangará terá boas lembranças, acrescentando que assim que eles chegarem em São Paulo eles terão reuniões formais para tratar do documentário e do livro sobre a jornada aérea que foi realizada, estejam prontos daqui uns dois meses, ressaltando que se for possível, o objetivo é que o lançamento do livro seja feito nas cidades por onde eles passaram, "assim que chegarmos em SP, nos reuniremos para discutir sobre o documentário e a publicação do livro que contará como foi a nossa jornada, e que quem sabe podemos voltar para nessas cidades que passamos para fazer o lançamento do livro e do documentário, isso é uma hipótese", finalizou Drumond.

Fonte: Janaina Almeida - Redação DS