Ipem-MT realiza fiscalização em Tangará da Serra

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) está com equipes atuando em quatro municípios do Estado: Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Alto Paraguai e Nortelândia. As fiscalizações de rotinas servem para monitorar produtos certificados disponíveis no mercado, que ultrapassam 150 itens.

São de rotinas porque acontecem durante o ano todo. Diferente do que ocorre com as Operações Especiais que são determinadas pelo Inmetro e devem ser seguidas pelos órgãos delegados em todo o território nacional.

Entre os produtos fiscalizados estão materiais elétricos de baixa tensão, brinquedos, pneus, têxtil, produtos ligados à saúde como luvas e máscaras e de segurança na indústria e para condutores e usuários de moto, que são os capacetes. Colete de alta visibilidade utilizado por condutores de motocicletas também entraram na Operação.

A equipe fiscal está centralizando a ação nos grandes comércios. “Não sabemos o que vamos encontrar pela frente. A maioria dos itens verificados é de certificação compulsória ou com declaração do fornecedor, que são os regulamentados”, pontuou o coordenador da Avaliação da Conformidade do Ipem, Bento Francisco Gomes Bezerra.

Segundo o coordenador, produtos certificados devem ter o Selo do Inmetro. No caso dos regulamentados, o fornecedor declara que o produto atende os requisitos exigidos. Na operação é averiguado se o que está declarado está sendo cumprido.

O monitoramento por meio das operações de rotina contribui para que os fornecedores se ajustem, melhorando o produto oferecido. Por exemplo, os dispositivos de retenção infantil (cadeirinhas), pneus e preservativos são alguns itens que não apresentam problemas, há algum tempo estão dentro da conformidade.

Após o encerramento do trabalho, previsto para continuar até o fim do mês, a equipe fará uma avaliação.

Fonte: Rádio Pioneira com Assessoria