Projeto do Centro de Eventos de Tangará é adotado pelo Estado como modelo

Obras do complexo serão licitadas e executadas integralmente pelo Governo do Estado. Expectativa é de início das obras ainda este ano.

O projeto do Centro de Eventos desenvolvido pelo município de Tangará da Serra será modelo para as seis unidades que serão construídas pelo governo em Mato Grosso. O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

O governo oficializou a adoção do projeto de Tangará como modelo no início deste mês, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur). A primeira unidade a ser construída será justamente a de Tangará da Serra, cujas obras, orçadas em R$ 7 milhões, serão licitadas e executadas integralmente pelo governo. O edital do certame licitatório já está em elaboração e já poderá ser publicado nas próximas semanas.

Serão, ao todo, seis centros de eventos a serem construídos. Os outros cinco municípios contemplados são Barra do Garças, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Guilherme Schenkel, o município já providencia, através da Setur e com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmea), o licenciamento da área disponibilizada pelo município, localizada ao lado do Parque de Exposições. “Nossa expectativa é de que a ordem de serviço seja assinada ainda este ano”, disse Schenkel.

COMPLEXO – O Centro de Eventos de Tangará da Serra terá 3.727 m² de área edificada, com capacidade para comportar até oito eventos simultâneos, ilhas de WC, cozinha, varanda de serviços, depósitos, dependência administrativa, área para carga e descarga e espaço para câmara fria. Haverá também uma área externa de 9.000 metros quadrados para eventos como o Carnaval e outros de grande porte. O estacionamento contará com cerca de 450 vagas.

Guilherme Schenkel esclarece que a tendência é que o complexo seja administrado por um convention bureau, espécie de autarquia formada por representantes do trade turístico e do poder público, que também seria responsável pela captação de eventos. “A idéia é que Tangará da Serra passe a ter eventos semanais e em todos os finais de semana”, considerou.

Schenkel destacou, ainda, que a estrutura do Centro de Eventos representará uma movimentação extra para o município, resultando em aquecimento dos setores de turismo e serviços, além dos reflexos no comércio local. A localização privilegiada proporcionará facilidade de manobras e de acesso para quem vem da região de Campo Novo do Parecis e Sapezal (MT-358), de Diamantino (MT-480), e também de Cuiabá, pelo anel viário. “Teremos um amplo espaço, sofisticado, bem localizado, sem problemas com som e com opções de deslocamento rápido”, concluiu o titular da Setur.

Fonte: Assessoria SETUR