Proteger é Cuidar! Vacinação contra a Gripe ocorre de 05 a 25 de maio

Dia D será no sábado (05.05). Objetivo é reduzir a mortalidade, complicações e internações que causadas pelo vírus da influenza.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza) entre os dias 05 a 25 de maio.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe deste ano é imunizar 9.473 pessoas. O número representa 80% da população considerada vulnerável à manifestação grave, que é de 11.841.

O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza. Este ano, pela primeira vez os presidiários serão vacinados contra Influenza.O dia D será no sábado (05/05), e haverá vacinação no Posto Central, em todos os PSFs, nos 3 postos satélites: Alto da Boa Vista, Santa Lúcia e Vila Alta, Posto de Saúde do Distrito de Progresso e de São Joaquim do Boche. Serão vacinadas crianças de 6 meses completos a menores de 2 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde (levar comprovante de trabalho) e indígenas.

O horário de vacinação no dia 05 será das 08:00min às 17:00, e é muito importante que a população procure chegar mais cedo para evitar filas e transtornos. Principalmente nos postos satélites e nos distritos, que não possuem geladeira específicas para vacina, por isso começarão a ser recolhidas a partir da 16:15h.
Do dia 07 a 25 de maio, a vacinação continuará somente nos PSFs e no Posto Central durante o horário normal de atendimento, 07 às 11 e das 13 às 17h.

VACINA - A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde alerta que a vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, recomenda-se a busca por avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global, de acordo com o ministério. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode diminuir em 60% o risco de pneumonia e em cerca de 50% a 68% o risco global de hospitalização, respectivamente.

Fonte: Aline do Monte Braga - Vigilância Epidemiológica / SMS