Concurso ´Viva São João´ premia as melhores quadrilhas no Arraiá da Serra

A 13ª edição do Concurso de Quadrilhas ´Viva São João´ de Danças Juninas foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) através do Departamento de Cultura, a edição estará dentro da programação do Arraiá da Serra e será uma união para o desenvolvimento da festa entre duas pastas do executivo: a cultura e o turismo.

No mês de junho, o país inicia suas festanças juninas, um dos eventos mais esperados do calendário brasileiro e que fazem parte das manifestações populares mais praticadas no Brasil. Muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).

No município de Tangará da Serra, a comemoração que está sendo organizada pelo Executivo Municipal, será realizadas nos dias 15, 16 e 17 de junho. A XI Edição do ‘Arraiá da Serra’ e ainda XIII Concurso ‘Viva São João’ de Danças Juninas será na Praça dos Pioneiros e aguarda milhares de pessoas nos três dias de festa.

De acordo com a coordenadora de cultura de Tangará da Serra, Joeli Siqueira, todos os preparativos já estão sendo realizados, para que os presentes possam assistir um concurso embasado na organização e na preservação da tradição festiva, “com certeza o concurso já é tradição em nossa cidade, estamos indo para a décima terceira edição do concurso, a décima primeira do arraiá e o trabalho está sendo constante, para que mais uma vez a população saiu satisfeita do evento”, destacou.

As inscrições para o concurso iniciam nesta segunda-feira, dia 20 e vão até o dia 10 de junho. A inscrição é gratuita e autorizada para todos os grupos de danças, comunitários, escolas, clubes de serviço, enfim, para todos aqueles que desejam participar. “Os interessados devem realizar as suas inscrições aqui no departamento, bem como adquirirem todo o regulamento que fundamenta o concurso”, relatou Siqueira.
O concurso será dividido em três categorias, infantil, juvenil e adulta, sendo que cada grupo será avaliado nos critérios de coreografia, figurinos e adereços, sincronia dos dançarinos, trilha sonora, tempo de apresentação, originalidade da dança, desenvolvimento cênico, criatividade e puxador ou cantador.

“Toda a decoração, o espaço para dança dará um brilho maior para os participantes. Então, faço este convite, esta convocação para que os grupos realmente venham, participem, façam as suas inscrições”, comentou Joeli, frisando que para o concurso ser realizado necessita de um número de inscrições por categoria, sendo cinco inscrições para adulta, cinco para juvenil e três para infantil.

PREMIAÇÃO – As duas categorias, juvenil e adulta serão premiadas com: 1º lugar: troféu + 1 TV; 2º lugar: troféu + 1 DVD; e 3º lugar: troféu. Na categoria infantil se deu ao 1º lugar Trófeu + 1 máquina foto-gráfica. Maiores informações devem ser prestadas no Departamento de Cultura.

Fonte: Paulo Ramos - Redação Diário da Serra