Beneficiamento e conservação do pescado é tema de curso de qualificação

Instruções viabilizadas através de parceria Seapa/Sindicato Rural/Senar iniciaram nesta segunda-feira (21.05) e seguem até sexta-feira, com participação de 14 pessoas.

Teve início nesta segunda-feira (21.05), no Secitec de Tangará da Serra, o curso de qualificação profissional “Beneficiamento e Conservação de Pescado”. As instruções seguirão até a próxima sexta-feira, 25, para uma turma de 14 cursandos.

O curso é promovido através de parceria entre o município de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Sindicato Rural de Tangará da Serra. As aulas, com carga de oito horas diárias, são ministradas pelo instrutor do Senar, Isaías Alves Macedo.

O objetivo é proporcionar qualificação a produtores rurais enquadrados na agricultura familiar e também ao público externo interessado na área. “O curso visa levar aos agricultores o conhecimento necessário para agregar valor à matéria prima que eles já possuem, que é o pescado”, explica o secretário de Agricultura do município, Cláudio José Alves.

O conteúdo do curso gira em torno das práticas do manuseio do pescado desde a criação no tanque até o abate e os cortes, culminando com um melhor aproveitamento na elaboração de pratos. Há abordagens técnicas sobre abate, tipos de cortes, filetagem, higiene, defumação e cuidados no manuseio do pescado, além de várias receitas.

Segundo a Seapa, o município mantém um cadastro de mais de 50 produtores familiares na atividade de piscicultura. Destes, ao menos 10 produzem em escala comercial, enquanto os demais desenvolvem a atividade como subsistência e complemento de renda nas propriedades, com venda em pequena escala principalmente na Feira do Produtor.

Fonte: Assessoria / Seapa