Mulheres: Sábado é dia de exame de prevenção do câncer do colo do útero

Exames serão realizados nas Unidades de Saúde da Família, Posto Central e Posto Satélite Vila Alta, das 08h00 às 16h00.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (10.03) mutirão para exames de prevenção do câncer do colo do útero (CCO). Os exames serão realizados nas Unidades de Saúde da Família localizadas nos bairros de Tangará da Serra, no Posto Central e no Posto Satélite da Vila Alta.

Segundo a SMS, as mulheres entre 25 e 64 anos devem se dirigir às unidades de saúde das 08h00 às 16h00. Para realizar o exame, é recomendado que a mulher esteja há pelo menos dois dias sem ter relação sexual, não ter menstruado no período de sete dias e não estar utilizando nenhum tipo de pomada ou ducha vaginal. Os atendimentos acontecem das 8h às 16h, e haverá distribuição de rosas.

FATORES DE RISCO - Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero. Alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais.

Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

PREVENÇÃO - A prevenção primária do câncer do colo do útero pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer.

A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer (prevenção secundária) no Brasil é através da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (exame de Papanicolau).

Fonte: Assessoria SMS