De virada: Serra vence e é campeão estadual feminino

Finalmente, os tangaraenses puderam dar o grito que já estava preso na garganta há vários anos – a equipe feminina da Associação Atlética Serra, o Serra, conquistou pela segunda vez o Campeonato Mato-grossense de Futebol Feminino em jogo ocorrido na noite de sábado no estádio Mané Garrincha.

Mais de duas mil pessoas assistiram a vitória do tricolor serrano por 3 a 1, de virada, sobre o Operário de Várzea Grande, apontado como favorito ao título de 2012. Era um duelo de gigantes – de um lado o time várzea-grandense, formado por atletas do Imperial do Rio de Janeiro, e de outro as tangaraenses, juntas há vários anos e reforçadas por jogadoras do AD Centro Olímpico, de São Paulo.

A beira do gramado, o técnico Jedson Zanesco gritou, gritou e gritou. Antes de começar a partida ele declarava: - Não existe favoritismo, vamos jogar de igual para igual. Porém, não era isso que ele queria: - Aqui é a nossa casa, nós que mandamos. Eu quero o título e quero ir para a Copa do Brasil – dizia um dia antes durante bate papo no vestiário.

O Serra começou o jogo partindo para o ataque. A jogadora Leia perdeu dois gols no comecinho da partida. Na segunda metade do primeiro tempo o Operário cresceu e, em jogada duvidosa, a jogadora Rafaela, artilheira da competição, abriu o placar. A torcida pedia o impedimento da jogadora.

O gol das adversárias não intimidou o time tangaraense. Depois de jogada pela esquerda, Luana sofreu pênalti e cobrou sem chances para a goleira. A número 10 do Serra foi ovacionada pela torcida e o time respirou aliviado durante o intervalo. Faltavam ainda 40 minutos de jogo.

No segundo tempo só deu Serra. A entrada da jogadora Tais, aos seis minutos, deu novo ritmo à partida. Ela marcou o segundo gol serrano, aos 14 minutos, de cabeça após cobrança de escanteio. Foi dela também o terceiro gol, aos 27 minutos. Tais recebeu a bola de Renatinha na cabeça da grande área e chutou no cantinho direito da goleira do Operário.

Quatro minutos mais tarde, Tais, a goleadora do Serra, foi expulsa depois de fazer falta no meio de campo. Ela saiu aplaudida pela torcida tangaraense. O Operário bem que pressionou, mas aos 35 minutos do segundo tempo os mais de dois mil torcedores já gritavam em coro: - É campeão! É campeão.

Fim de jogo. Euforia entre as jogadoras e a equipe técnica do Serra, tristeza e choro entre a delegação do Operário. “Estamos desde 2008 esperando por este momento”, disse Maiara, capitã do Serra. “Missão cumprida, somos campeões estaduais e agora vamos pensar na Copa do Brasil”, falou Jedson, agradecendo a todos os apoiadores e pessoas que acreditaram no time.

A capitã Maiara recebeu o troféu de campeão das mãos do presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMFMT), Carlos Orione e do deputado Wagner Ramos (PR), grande incentivador do futebol feminino do estado. O Operário, novamente, teve que se contentar com o terceiro troféu de vice-campeão.

As campeãs desfilaram em carro aberto pela avenida Brasil, acompanhadas por um caminhão do Corpo de Bombeiros e dezenas de automóveis.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra