Tangará da Serra não registrou caso em 2011, mas Saúde alerta para meningite

A informação de que duas cidades mato-grossenses – Cuiabá e Jaciara – correm risco de surto de meningite preocupa também a população de outras regiões do estado. Em 2011, Tangará da Serra não registrou nenhum caso das meningites meningocócicas e haemophilus, formas mais graves da doença, porém, a Vigilância Epidemiológica alerta para os cuidados que devem ser tomados, principalmente neste período chuvoso.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aline do Monte Braga, explicou que existem vários tipos de meningite e que no ano passado foram registrados casos somente da viral, que não oferece risco, pois não é transmissível como as bacterianas. Entretanto, ela explica que todos os cuidados devem ser mantidos para evitar casos dos tipos graves.

Segundo ela, a prevenção é indispensável. A principal medida é recomendada aos pais, que devem manter o calendário de vacinação das crianças em dia. A vacina BCG, por exemplo, protege as crianças das formas graves, como a meningite por tuberculose. 

A vacina tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenza B), evita que se tenha meningite por haemophilus influenza B e a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), confere a proteção contra a principal complicação da caxumba que é a meningite. A vacina pneumocócica 10V protege contra meningites causadas por este agente.

Para crianças acima de 01 ano, adolescentes, jovens e os adultos os métodos de prevenção incluem evitar aglomerações, manter as casas e outros locais frequentados (escolas, creches, salas de reuniões, dentre outros) sempre bem ventilados e ensolarados e manter medidas de higiene pessoal (lavando constantemente as mãos, especialmente ao usar o banheiro e antes de se alimentar) e higiene do lar.

VACINAÇÃO - As Meningites Meningocócicas podem ser causadas por vários sorogrupos dessas bactérias (A, C, Y e W135). Conforme informações do Ministério da Saúde ainda não estão disponíveis no Brasil vacinas contra todos os sorogrupos.

Em Tangará da Serra, a vacinação atingiu quase 100% da meta. De acordo com a coordenadora, 95,93% das crianças foram vacinados contra o tipo B e 99,23% foram vacinados contra o tipo C da doença.

A DOENÇA – A meningite é uma infecção dos tecidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal, também chamados de meninges. Existem vários tipos da doença, porém as que preocupam a Saúde Pública são as que provocam risco maior à saúde humana e podem até levar à morte, que são as meningites meningocócicas e haemophilus, que podem ser transmitidas em contato de pessoa a pessoa por meio de saliva, respiração, tosse, beijos e até pelo simples ato de falar.

VIRAL – Importante falar que em 2011 o município registrou 21 casos de meningite viral, mais comum e menos grave que as bacterianas. A meningite viral não é transmissível. É uma infecção viral podendo ser causada pelos vírus do sarampo, da caxumba e até do herpes comum. Geralmente nas meningites virais a evolução é benigna, havendo melhora do quadro. 

SINTOMAS – Os principais sintomas das Meningites, em crianças maiores de um ano e adultos, são: febre alta, vômitos em jato, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, prostração, convulsões e manifestações hemorrágicas subcutâneas (sangramento debaixo da pele). Esses sintomas devem ser observados todos, ou quase todos, ao mesmo tempo.

Em crianças com menos de um ano devem ser observados febre alta, irritabilidade e choro intenso e o abaulamento da fontanela (“moleira” alta). A recomendação é que, sempre que sejam identificados esses sintomas, seja procurada uma Unidade de Saúde mais próxima da moradia do doente que o encaminhará para os hospitais de referencia no tratamento da infecção.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra