16 partidos apresentam 42 pré-candidatos à disputa majoritária em Tangará

Nos últimos 15 dias o DS ouviu todos os 19 partidos políticos constituídos e em situação de vigência, em Tangará da Serra. Dentre eles, 16 possuem pré-candidatos à disputa majoritária, sendo que apenas seis contam com pré-candidaturas únicas. Nos demais a disputa interna sempre envolve mais de um pré-candidato.

No total, os partidos apresentaram 42 pré-candidaturas, sendo três exclusivamente para o cargo de vice-prefeito, oito pré-candidaturas exclusivamente para o cargo de prefeito, e 31 pré-candidaturas flexíveis – que poderiam disputar tanto para prefeito quanto para vice.

Dos 16 partidos que garantiram que terão pré-candidatos, três ainda não apresentaram seus nomes: PSDB, PSC e PRP. Os demais já indicaram quem são aqueles que estão disputando internamente a indicação para concorrerem nas eleições deste ano.

Os partidos que já decidiram não disputar o cargo de prefeito, mas apenas o cargo de vice-prefeito são o PV e o PSL. Já os que não abrem mão da disputa ao cargo de prefeito, e não aceitariam disputar na condição de vice-prefeito são: PMDB, PSD e o PC do B.

O partido com o maior número de pré-candidatos a vereador é o PC do B, com 33 nomes. Em seguida vem empatados o PDT, PSB e o PSDB cada um com 30 pré-candidatos ao Legislativo. Já o PMDB, DEM, PR, PPS e PSD contam com mais de 20 pré-candidatos. Enquanto isso o PMN e o PTN confirmam 22 pré-candidatos cada um, e o PRP confirma 21. Na sequência vem o PT com 17, o PSC com 15, o PRB com 13 e o PSL com 10.

UNIÕES MAIS DIFÍCEIS – Em política água e óleo as vezes conseguem se unir, então nada é impossível. Apesar disso, pelo menos por enquanto, as coligações que estariam impossibilitadas são do: PDT com o PSD (por força de orientação estadual do PDT); PPS com o PT (por força de orientação nacional de ambos os partidos); PT com o DEM (por força de orientação nacional do PT), PT com o PSDB (por força de orientação nacional do PT); PSD com o DEM (num único caso específico por condição da pré-candidata Dona Ana).


Fonte: Redação Diário da Serra