Município fomentará arranjos produtivos locais para fortalecer micros e pequenas empresas


Fortalecimento, sustentabilidade e lucratividade através de arranjos produtivos locais. Estas são as metas do município de Tangará da Serra em relação às micro e pequenas empresas instaladas na cidade.
O município marcou presença, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), na 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APL), realizada de 08 a 10 deste mês, em Brasília.

Presente no evento realizado na capital federal, o titular da Sics, secretário Suedir Ribas, explica que a articulação de empresas de vários tamanhos em APLs fortalece as chances de sobrevivência e crescimento. Para o secretário, os arranjos produtivos locais são fundamentais para que as micros e pequenas empresas da cidade alcancem uma performance operacional que lhes garanta, num primeiro momento, a sua manutenção no mercado. Uma vez firmadas em seus respectivos setores, estas empresas tendem a seguir um rumo de consolidação e crescimento. “É importante que as micro e pequenas empresas permaneçam ativas e que se consolidem, crescendo e ampliando suas atuações, expandido negócios e buscando novos mercados. São elas que geram a maior parte dos empregos nas cidades”, observou.

Ribas ressalta que o objetivo do município é repassar conhecimento e experiências de organização às micros e pequenas empresas. Nestas questões se inserem os procedimentos para acesso a linhas de crédito disponibilizadas pelo governo e pelas instituições financeiras.

CONCEITO – Arranjos produtivos locais (APL) são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros agentes locais, tais como governo, associações empresariais, instituições financeiras, ensino e pesquisa.

Para começar a funcionar, um APL deve ter um número significativo de empreendimentos no território e de pessoas que atuam em uma atividade produtiva predominante. Ao mesmo tempo, deve haver o compartilhamento de formas de cooperação e um mecanismo de governança.

Os APLs geralmente incluem empresas – produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadoras de serviços, clientes, cooperativas, associações e representações – e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, promoção e financiamento.

Assessoria de Imprensa c/Sics