Tangará da Serra será pintada de rosa a partir de hoje

O Grupo de Apoio Oncológico (GAO) – Luz da Esperança – de Tangará da Serra, desenvolve nos próximos dias uma vasta programação marcando o “Outubro Rosa”, uma das maiores campanhas mundiais de luta e prevenção do câncer de mama, doença que acomete cerca de 30 mulheres por dia somente no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

De acordo com a vice-presidente do GAO, Edna Girotto, o objetivo é informar e alertar as pessoas sobre o câncer de mama – o segundo mais comum em todo o mundo. “Por que a gente fala tanto em prevenção? Porque o câncer de mama é silencioso, não dói. Então, aconselhamos as pessoas a sempre fazerem autoexame e irem regularmente ao médico, pois quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, disse.

E a médica ainda explica que este mas não é exclusivo da mulheres – ele também acomete os homens. “Não é tão comum em homens como é em mulheres. Eu trato de um paciente em Tangará que tem a doença”, revelou a médica, informando ainda que somente em Mato Grosso foram registrados mais de 400 casos da doença somente em 2010.

Para levar essas e outras informações à população tangaraense, o GAO irá as ruas no próximo sábado de manhã. De comércio em comércio a equipe transmitirá informações verbais as pessoas e dará a elas um cartão com informações sobre a doença e um laço cor-de-rosa para que as mulheres exponham no peito o principal simbolo da luta.

Além disso, Postos de Saúde da Família (PSFs) também oferecerão palestras preventivas e distribuirão material gráfico falando do assunto. Médicos e enfermeiros já foram orientados a retransmitir o recado a todos os pacientes. Na segunda, às 20 horas, o mastologista Fernando Oliveira Prado ministrará palestra aberta a todos no auditório da Acits.

HOLOFOTES – Pelo menos quatro pontos da cidade receberão iluminação especial e cor-de-rosa a partir de hoje. De acordo com Edna Girotto uma parceria com a Prefeitura está sendo definida para iluminar o Cristo Redentor da saída para Cuiabá, a rotatória das avenidas Brasil e Tancredo Neves, o Cristo de frente à igreja matriz Nossa Senhora Aparecida e o prédio da Acits.
 
Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra