Vacinação contra sarampo segue até dia 30

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra Aline Braga confirmou ontem que a campanha de vacinação contra sarampo seguirá até o dia 30 deste mês. A decisão foi tomada porque até agora a cidade ainda não atingiu – no prazo da campanha – a meta de vacinar 95% das crianças com mais de um ano e menos de sete anos de idade.

“A vacinação contra o sarampo se estenderá até o dia 30 de setembro. Nós em Tangará da Serra ainda não alcançamos a meta preconizada pelo Ministério, que é de 95% e nós vacinamos 82,39%, que equivale a 6.577 crianças”, relata a coordenadora.

Das crianças que não foram vacinadas a principal faixa etária é de crianças com idade entre 5 e 6 anos. Com cinco anos são 543 crianças não vacinadas, e com 6 anos são 314 crianças que também receberam a imunização. “Eu peço aos pais que levem as crianças aos postos de saúde no horário normal, que levem o cartão de vacina, que eles cheguem um pouco mais cedo, meia hora de antecedência antes do fechamento dos postos para evitar filas e para que todas as crianças sejam vacinadas”, ressalta Aline Braga.

A vacina está disponível nas Unidades de Saúde da Família e Postos de Saúde de segunda a sexta-feira das 7h às 10h30, e das 13h às 16h30. “Salientamos a importância de vacinar contra o Sarampo. No Brasil há muito tempo não há casos de sarampo, mas na Europa e em outros países estão surgindo novos casos e a gente precisa erradicar a doença e proteger as crianças pra que não ocorram novos casos”, conclui a coordenadora.

NÚMEROS DE MT - Números do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde apontaram que 84,53% das crianças, com mais de um e menos de sete anos, foram imunizadas contra o sarampo na segunda etapa da Campanha Nacional no estado de Mato Grosso. A meta do governo é vacinar 95% das crianças. O balanço apontou que 252.306 crianças de um total de 298.474 foram imunizadas no estado.

Até agora, mais de 16 milhões de crianças, entre um a menores de sete anos, foram imunizadas contra a doença em todo o país. O número corresponde a 94,70 % do público alvo, que é de 17.094.514.

Redação Diário da Serra