Duas escolas de Tangará da Serra receberam o selo Escola Solidária do Instituto Faça Parte

Vivemos numa sociedade onde as diferenças ainda são motivo de gozo, onde por muitas vezes pessoas são excluídas e ignoradas por suas diferenças. Sociedade onde poucos se preocupam com o bem estar dos que vivem ao seu redor e onde o voluntariado ainda é algo raro de se ver. E é com o intuito de incluir alunos na sociedade, desenvolvendo o trabalho voluntário, que duas escolas de Tangará da Serra foram premiadas com o selo de reconhecimento nacional de escola solidária do Instituto Faça Parte.

O selo é uma iniciativa do Instituto Brasil Voluntário “Faça Parte” e tem como objetivo dar o reconhecimento às escolas de educação básica comprometidas com uma educação solidária através de projetos de voluntariado educativo. Em Tangará da Serra, apenas duas escolas receberam o selo por projetos desenvolvidos no âmbito educacional, sendo estas a Escola Estadual Jonas Lopes e a Escola Estadual 13 de Maio.

Na escola Jonas Lopes o projeto premiado é titulado “Escoteiro escolar” e é desenvolvido pela professora e diretora da escola Maria de Lourdes Fernandes, juntamente com demais professores. O projeto tem como foco os alunos considerados “problemáticos”. No projeto estes alunos são instigados a serem exemplos e tornam-se assim escoteiros escolares. Os escoteiros são responsáveis por cuidar do pátio do colégio, averiguando o comportamento de outros alunos, impedindo assim práticas que possam agredir o meio ambiente e o patrimônio público.

“Os objetivos propostos por nós foram todos alcançados com muito sucesso. Hoje os alunos cuidam do ambiente escolar, respeitam os outros alunos envolvidos no projeto e irradiam as atitudes também fora do prédio escolar. O selo é mérito destes alunos que motivam toda a escola com o belíssimo trabalho que desenvolvem como escoteiros”, relatou a professora Maria de Lourdes.

Já na Escola Estadual 13 de Maio o projeto premiado foi o “Inclusão Solidária; formação pessoal, social e cidadania” proposto pela professora de História Rosângela Aparecida Marquine Leal. O projeto inclui alunos da unidade escolar em um trabalho voluntário na Apae de Tangará da Serra, onde os mesmos vão semanalmente à escola especial desenvolver o voluntariado através de auxilio a atividades propostas pelos professores da instituição. São em torno de três horas semanais de voluntariado desenvolvido por cada aluno, onde cada um é designado a uma sala de aula ou a uma atividade proposta pela escola “Raio de Sol”.

“Sou voluntário há três anos pelo projeto da professora Rosângela. Lá na Apae me fiz mais homem, aprendi que o amor daquelas pessoas não tem preço. Realmente são especiais, fazem você sentir algo inexplicável. É um êxtase de felicidade interminável ao ver cada sorriso de superação daqueles que chamo de ´anjinhos´. Não sou em quem ensino, mas sim eu que aprendo. Aprendo a ser mais humano e a ter cada vez mais valor em minha vida. Amo cada centímetro daquela escola, cada funcionário e cada aluno, são uma família para mim”, afirmou Lucas Alcides, de 18 anos, aluno voluntário do projeto.

Para a professora orientadora do projeto, o selo de Escola Solidária veio para demostrar que em Tangará da Serra há professores, alunos e há escolas preocupadas com a sociedade em si e não somente com o processo de aprendizagem tido como “obrigatório”.

“Este projeto é um filho para mim e de suma importância para a escola. Comecei sendo voluntária sozinha, como mãe de um aluno especial e percebi que podia expandir este gesto digno de menção. Então comecei a recrutar os alunos da 13 e incluí-los a Apae, com o passar do tempo percebi que o projeto tinha um “Q” a mais. Tinha o amor dos alunos pela ação solidária”, concluiu Rosângela.

SELO ESCOLA SOLIDÁRIA - É um projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades. Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu 16.181 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros sendo uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.
 
Lucas Justino - Redação Diário da Serra