Governador ordenará licitação do aeroporto em visita a Tangará

Está em fase final o projeto do Aeroporto Municipal de Tangará da Serra. A informação é do secretário de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves de Souza Neto, que visitou o município na manhã de ontem.

O secretário de Estado vistoriou as obras do aeroporto em companhia do prefeito em exercício Miguel Romanhuk e do deputado estadual Wagner Ramos. Também estiveram presentes o vereador Zedeca e o secretário de Turismo do município, Geraldo Coelho.

De acordo com Arnaldo Alves, há algumas questões pendentes em relação ao aeroporto do município, a começar pelo não atendimento de algumas normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Além do recapeamento da pista, é preciso cercá-la. Também há necessidade de sinalização e balizamento da pista e a realização de obras para o acesso cidade-aeroporto, bem como a definição do sistema de entrada e saída do complexo. Ao menos parte dos recursos para estes trabalhos deverão ser assegurados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), num montante de R$ 750 mil.

Quanto ao terminal de passageiros, o projeto já está em desenvolvimento pela Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana e deverá ser concluído até meados de setembro. A plataforma de embarque e desembarque ficará orçada em cerca de R$ 1 milhão. A origem dos recursos, porém, ainda não está definida.

Segundo o secretário de Estado, Arnaldo Alves, a palavra final para a viabilização do Aeroporto Municipal de Tangará da Serra será do governador Silval Barbosa. O chefe do Executivo estadual estará em Tangará da Serra para a abertura da 20ª Exposerra, quando aproveitará a ocasião para anunciar algumas medidas em relação ao município, entre elas a autorização para licitação das obras da unidade aeroportuária.

A partir da licitação, o novo aeroporto do município começará a tomar forma. “Licitações demandam algum tempo e as obras dependem delas. O governador se encarregará de fazer o anúncio”, disse Arnaldo Alves.

ESTRUTURA - O Aeroporto Municipal é uma reivindicação antiga da sociedade local, em especial à classe empresarial, uma vez que a estrutura é fundamental para a economia de Tangará da Serra.

Em função do grande interesse econômico, a visita do secretário Arnaldo Alves teve o acompanhamento de representantes de entidades e do setor empresarial, como o presidente e o diretor da Acits, Leoclides Bigolin e Rubens Jolando, e o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Ricardo Daher.

A nova estrutura aeroportuária inclui terminal de embarque e desembarque de passageiros com 600 metros quadrados, seis hangares, espaço para abastecimento e para o Corpo de Bombeiros. O acesso ao aeroporto contará com estrada pavimentada e iluminada. A pista terá 1.520 metros e terá capacidade para comportar pousos e decolagens de aeronaves do tipo ATR-72.
 
Redação Diário da Serra