6ª Caminhada de Combate à Hipertensão, Diabetes e Obesidade foi sucesso de público e saúde

O Instituto Pró-Vale e a Unimed Vale do Sepotuba realizaram na tarde de ontem a 6ª edição da Caminhada de Combate à Hipertensão, Diabetes e Obesidade deste ano.

Mais de mil pessoas – cerca de 600 a mais do que o ano passado – participaram de uma tarde de muita saúde e animação. “O objetivo do evento, que vem sendo realizado há seis anos, é de criar nesses participantes o hábito saudável da caminhada”, comentou o presidente Unimed Marcos Nishimura, destacando que o evento faz parte de um programa de medicina preventiva. “Estamos buscando prevenir as doenças mais graves causadas pelo sedentarismo. Antes de tratarmos a doença, é melhor prevenirmos”.

E para participar de forma tranquila do evento, todos os participantes, ao fazerem suas inscrições gratuitas, ganharam uma garrafinha de água para hidratação ao longo de todo o percurso, além de participarem de um alongamento conjunto. Ao final da caminhada os organizadores sortearam entre os presentes três bicicletas, além de destinar mais uma ao maior grupo uniformizado que participou da campanha.

Um desses grandes grupos que participou na tarde de ontem do evento foi o da melhor idade da Vila Esmeralda. Com cerca de 48 integrantes, o grupo adotou a prática regular de caminhadas em 2005, a partir de recomendações médicas. “Toda terça e quinta nos reunidos, a partir das 6 horas da manhã, na Vila Esmeralda, para caminharmos”, comentou a organizadora e incentivadora do grupo, a técnica em enfermagem Vera Lúcia. “Hoje, seis anos depois, tivemos grandes benefícios dentro do grupo como controle da pressão, diabetes, entre outras doenças, além de muita alegria, disposição e até casamento”, brinca, contando que o casal se conheceu durante o projeto e se casaram logo depois.

FABIOLA TORMES / Redação Diário da Serra