Jaconias foi um dos homenageados durante troca de comando da PM em Tangará

A troca de comandante da Policia Militar do Comando Regional VII aconteceu na manhã desta sexta-feira (30.04), na Praça dos Pioneiros. O prefeito José Jaconias da Silva foi um dos homenageados durante a solenidade.

Deixou o comando da cidade o coronel Gil de Almeida, que se despediu da cidade com sentimento de dever cumprido. “Eu gostaria de agradecer a todos, as autoridades, a população e principalmente aos meus amigos da tropa da policia militar, estou feliz e com sentimento de ter cumprido minha missão.”, disse ele durante o seu discurso.

Já para o coronel Antonio Ribeiro de Moraes, que assumiu os trabalhos e o comando da regional, a expectativa é de muito trabalho. “Me dedicarei ao máximo para fazer um bom trabalho nessa cidade.”, falou ele.

O prefeito José Jaconias, durante o seu discurso destacou o brilhante trabalho realizado pela policia militar em Tangará da Serra e região. “Sabemos do quanto os policiais militares de nossa cidade se dedicam e se empenham em nossa cidade, por isso gostaríamos de desejar muito boa sorte ao novo coronel e de colocar a disposição do comando a Prefeitura de Tangará e também todos os secretários.”.
 
Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Município capacitará 500 jovens desempregados

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SICS) confirmou para Tangará da Serra a capacitação de 500 jovens no mês de maio. Serão 350 horas/aula e cada aluno é beneficiado com R$ 100,00 (Cem Reais) mensais. As ações de qualificação profissional são do Programa Pró-Jovem - Juventude Cidadã do Ministério do Trabalho, com parcerias do Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

Uma empresa ou entidade será contratada para a capacitação dos jovens de ambos os sexos, com idades entre 18 a 29 anos. Para participar, eles devem estar em situação de desemprego, e ter renda mensal per capita de até 1 (um) salário mínimo, além de estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental e ensino médio.

A secretária Maisa Coutinho explica que no treinamento os participantes receberão noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho, valores humanos ética e cidadania, inclusão digital, educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida e estimulo e apoio á elevação de escolaridade.

Serão 350 (trezentos e cinquenta) horas aula por jovem, sendo: 100 (cem) horas aula, realizadas para a denominada qualificação básica e 250 (duzentas e cinquenta) horas aula, para a qualificação específica Oficina-Escola. A qualificação específica Oficina-Escola foram definidos pela SICS por Arcos Ocupacionais que são: Administração, Beleza e Estética, Comunicação e Marketing Social, Construção e Reparos (revestimentos e instalações), Madeira e Móveis, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.

LICITAÇÃO - As empresas ou entidades interessadas em participar do processo licitatório devem acessar o site: http://www.tangaradaserra.mt.gov.br/, link licitações, onde está disponível o edital com todas demais informações. A licitação será aberta no próximo dia 07 de maio às 8h00.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Produtores de Diamantino visitaram sistemas de produção de Tangara da Serra

Cerca de 30 produtores de diamantino estiveram visitando Tangará da Serra na tarde desta quarta-feira (28.04). Na oportunidade, eles estiveram conhecendo os sistemas Mandala, Paes e Projeto mais leite da Escola Agrícola Ulisses Guimarães.

“Esses três sistemas foram implantados na escola pela secretaria municipal de Agricultura e estão sendo utilizados como exemplos para outros municípios.”, afirmou o secretário de Agricultura, Wellington Duarte.

A comitiva de produtores chegou por volta das 07 horas da manhã em Tangará da Serra. “Primeiramente eles visitaram a feira municipal, depois foram recepcionados pelo secretário de Agricultura na sede da secretaria. “Após o almoço, nós levamos o grupo para conhecer os experimentos de maracujá, que estão sendo desenvolvidos pela Unemat e na seqüência, foram conhecer a fabrica de polpa de frutas e encerraram a visita conhecendo os projetos da escola agrícola.”, disse Duarte.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Audiência registra mais de 40 sugestões de alteração ao Novo Código Ambiental

A Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para discutir o projeto de novo Código Ambiental de Tangará da Serra resultou em mais de 40 sugestões. O debate foi realizado no Plenário Vereador Daniel Lopes da Silva, na sede do Legislativo, na noite de quarta-feira (28.04).

O secretário municipal de Meio Ambiente Luis Alberto Pereira se mostrou entusiasmado com o interesse da comunidade pelo projeto. “Foi a mais ampla discussão já realizada pelo Poder Público para a aprovação de uma legislação municipal na área de meio ambiente. E isso pode ser percebido pelo grande número de sugestões colhidas, todas elas de grande relevância”, disse.

A audiência contou com a presença dos promotores de Justiça Renée Souza e Antônio Moreira, além do presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Tangará da Serra, Josemar Carmerino dos Santos, da representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente Alzira Papadimacopoulus, do presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Normando Corral, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Jose Antônio Garcia Neto, e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rivanildo Dallacort.

O novo Código Ambiental é extenso. Com mais de 200 artigos distribuidos em 116 páginas o código irá nortear as políticas públicas para o setor, além de trazer novidades como a possibilidade de fiscalização e licenciamento ambiental por parte do Município. As 45 contribuições apresentadas pela população e organizações não-governamentais durante a Audiência Públicas serão avaliadas com base na legislação estadual e nacional.

“Se não houver nenhum confronto com a legislação, as propostas da audiência serão incluídas no projeto”, conta Luis Alberto ao explicar que ainda não houve decisão sobre se as mudanças serão acrescentadas pelo Poder Executivo – o que demandaria a retirada do projeto que tramita no Legislativo, ou se seriam incluídas pelos vereadores através de projeto substitutivo ou emendas. Qualquer que seja a forma adotada, a previsão é de que o novo Código Ambiental de Tangará da Serra seja votado até o dia 08 de maio.

VEREADORES – A Audiência Pública para discussão do Novo Código Ambiental foi realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal composta pelos vereadores José Pereira Filho, Haroldo Lima e Luiz Henrique. A audiência também contou com a presença do vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador Celso Ferreira.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Saúde implantará sistema on-line de gerenciamento regulatório

O prefeito José Jaconias da Silva se reuniu nesta quarta-feira (28.04) com o secretário municipal de Saúde Hélio Márcio Gonçalves da Silva e com o médico regulador e supervisor municipal doutor Antônio Mauro Elias Júnior. No encontro foi apresentada e aprovada a proposta de implantação de um sistema on-line de gerenciamento do complexo regulatório da Saúde Pública de Tangará da Serra.

A intenção dos gestores é de que o sistema interligue desde a rede básica até à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos. A determinação do prefeito é de que o sistema seja implantado em curtíssimo prazo.

Para o médico regulador doutor Antônio Mauro, a implantação demonstrará que existe todo um sistema montado que segue protocolos, e que existem conceitos técnicos para liberação de exames, realização de cirurgias e transferências. “Tangará da Serra irá implantar este sistema visando fortalecer o sistema de regulação”, afirmou.

Para a implantação o Município definirá com a Secretaria de Estado de Saúde quais são os próximos passos a serem seguidos. Antes de ser colocado em funcionamento os operadores do sistema de cada unidade de PSF, e Unidade Mista de Saúde, deverão passar por um treinamento.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Secretaria de Agricultura e parceiros realizarão curso de capacitação continuada em fruticultura

Nós próximos dias 26 e 27 de abril, a secretaria de Agricultura estará realizando curso de capacitação continuada na cadeia produtiva da fruticultura em Mato Grosso. O evento está marcado para acontecer no Pesqueiro Piracema.

De acordo com secretário Welligton Duarte, os principais objetivos do encontro são: Desenvolver estratégias e metodologias que permitam um ação participativa e articulada, entre os parceiros envolvidos; Capacitar de forma continua os técnicos para implementação de novas tecnologias a serem aplicadas no campo e Participar do processo de consolidação da política de desenvolvimento da fruticultura em Mato Grosso.

Segundo ainda Duarte, estão convidados a participar “Técnicos atuantes na Cadeia Produtiva da Fruticultura em Mato Grosso e Secretários de Agricultura dos Municípios do Alto Paraguai.”, afirmou ele.

Realização
Fazem parte da realização do evento o MT Regional, Embrapa, Secitec, Unemat, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural-Emaper – Mt, além da SEAPA – Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Parceiros
Unemat, MDA – Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário em MT, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra – MT, Secretaria Municipal Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cenários Consultoria, Tropical Póla de Frutas Tangará Ltda e Sociedade Mato-grossense de Fruticultura.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas através dos fones: (65) 3339-1467, (65) 3326-5733, (65) 9983-6359. “É de extrema importância a participação dos técnicos, pois nesta capacitação serão discutidos inúmeros assuntos de conhecimento e transferência de tecnologias a serem implementadas nas propriedades rurais.”, convidou Duarte.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Jaconias assina TAC e concurso público para a secretaria de saúde será realizado

O prefeito municipal, José Jaconias da Silva, assinou na tarde de segunda-feira (19.04) o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que visa realização de concurso público para contratação de profissionais que atuarão na secretaria de Saúde do município.

De acordo com o termo, a Prefeitura Municipal terá um prazo de 6 meses para fazer licitação de uma empresa que realizará o concurso, de fazer a prova e de dar posse aos que passarem. “Nós iremos trabalhar para que no prazo, que se encerra no dia 10 de outubro tudo esteja resolvido.”, afirmou Jaconias.

Para suprir a demanda até os concursados tomarem posse, o município irá fazer contratação direta até 30 dias, onde após deverá fazer um teste seletivo para contratação até outubro. “Nós estamos trabalhando para solucionar todos esses problemas, o que queremos é melhorar todos os serviços do município e prestar um bom atendimento a população de nossa cidade.”, declarou Jaconias.

Diversos vereadores, além de representantes da classe médica e de dentistas marcaram presença no ato de assinatura, que aconteceu na promotoria da cidade. Os trabalhos foram conduzidos pelo promotor de justiça, Dr. Antônio Moreira.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Júlio César fala a imprensa antes de ir à Brasília

O prefeito licenciado Júlio César Ladeia falou com os veículos de comunicação nesta sexta-feira (16.04). Disse estar entusiasmado com o tratamento que inicia na próxima segunda-feira (19.04) no Hospital Sarah Kubitschek em Brasília. A entrevista coletiva foi em sua residência, acompanhado da esposa e secretária municipal de Ação Social Karen Ladeia.

“É a viagem mais importante que faço a Brasília, porque em outras vezes fui até lá na busca de obras para Tangará da Serra, agora vou buscar tratamento. Estou ciente de que preciso fazer minha parte, me concentrar no tratamento e melhorar para retornar. Estou muito animado, já poderia estar lá muito antes, mas em função dos problemas que tive, a infecção, o tratamento foi adiado, mas agora está tudo certo”, afirmou.

Sobre seu tempo de permanência em Brasília, Júlio César disse que em princípio a previsão é de apenas 30 dias. “Eles possuem critérios que serão utilizados para definir exatamente o tempo desta primeira etapa do tratamento, passarei por uma bateria de exames, mas o agendamento inicial é de 30 dias, com uma pessoa que irá me acompanhar e, ao retornar, continuar os exercícios aqui mesmo em Tangará”, explicou.

O prefeito licenciado disse que está muito tranqüilo quanto aos destinos do Município e que não tem pressa de retornar ao cargo. “Acredito que o Jaconias continuará fazendo um bom trabalho. Não tenho que voltar rápido. Agora é momento de recuperação. Quanto ao município, estou tranqüilo. Confio que o Jaconias vai conduzir com muita responsabilidade e sabedoria. Ele foi convidado a ser vice porque a gente confia nele”, afirmou Ladeia.

SARAH KUBISCHEK – Júlio César Ladeia sairá de Tangará da Serra na segunda-feira pela manhã. A internação no Hospital Sarah Kubischek está marcada para às 11h00. O hospital de Brasília é destinado ao atendimento de vítimas de politraumatismos e problemas locomotores, objetivando a reabilitação. É administrado pela Associação das Pioneiras Sociais com recursos do Governo Federal, e considerado referência em tratamentos desse tipo na América Latina.

SAÚDE – Em resposta a perguntas de repórteres sobre a Operação Hygea realizada no dia 07 de abril pela Polícia Federal, Júlio César fez questão de dizer que todos os procedimentos realizados pelo Município foram dentro da Lei. A contratação da Oscip Idheas foi temporária e o Concurso de Projetos estava em fase de elaboração.

“Não estão investigando o Município. Estão investigando uma empresa que tinha sido contratada provisoriamente. Que tinha problemas em outro estado, e também tinha contrato com Tangará da Serra, por isso houve a operação aqui também. As pessoas desavisadas podem achar que a operação foi contra Tangará da Serra, mas não foi. Alias, foi a favor de Tangará da Serra porque se há algum problema com a Oscip, somos os primeiros a querer que tudo seja esclarecido. Fora isso, não há que se tratar como escândalo da Saúde de Tangará da Serra”, concluiu.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Jaconias participou da abertura da Conferência Regional de Economia Solidária

A Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, juntamente com a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Serviços e NUPES – Núcleo de Políticas para Economia Solidária realizou na manhã desta quinta-feira (15.04), a solenidade de abertura da Conferencia Regional de Economia Solidária da Região Oeste de Mato Grosso.

O evento esta acontecendo no Centro Cultural da cidade e conta com a participação de inúmeras autoridades, entre elas, estão presentes o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Valdiney Arruda e também a coordenadora estadual e comercialização d secretaria nacional de Economia Solidária, Vera Amorim.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito municipal, José Jaconias da Silva. “Estamos satisfeitos com os resultados que este programa de Economia Solidária tem trazido para a nossa cidade.”, afirmou Jaconias.

A conferência tem como tema “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável” e tem como principais objetivos realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária e das Políticas Públicas de Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional; Além de avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade e Propor prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de economia solidária, com participação e controle social, além de Promover o conhecimento mútuo e a articulação dos Poderes Públicos, das organizações e sujeitos que constroem a Economia Solidária.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Turismo: Calendário já conta com 70 eventos cadastrados

A Secretaria Municipal de Turismo divulgou nesta quinta-feira (15.04) o Calendário de Eventos de 2010 do Município de Tangará da Serra. O calendário ainda está incompleto e poderá sofrer alterações a pedido das organizações, associações e empresas que realizam eventos.

O objetivo do calendário é permitir que os promotores de eventos possam escolher datas em que outros grandes eventos ainda não tenham sido agendados. O calendário tem caráter apenas informativo, mas é considerado de grande utilidade por parte de empresários e organizadores de eventos.

Até agora o calendário conta com 70 eventos cadastrados, sendo 18 a serem realizados por universidades, 15 pelo poder público municipal através das secretarias municipais, 11 eventos realizados por comunidades rurais e associações de moradores, 7 realizados por sindicatos, 6 realizados por empresas, 5 realizados por clubes de serviço e 2 realizados pela Apae. Outros realizados por organizações não governamentais ou clubes tradicionalistas.

O calendário encontra-se disponível no site oficial do Município (www.tangaradaserra.mt.gov.br). A inclusão de eventos ainda é possível. Os interessados devem entrar em contato com o coordenador de Turismo e Eventos João José de Almeida pelo telefone 3311-4889.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Escolas municipais recebem nova remessa de merenda escolar

A merenda escolar melhora o aprendizado da criança e uma das grandes preocupações do secretário de Educação de Tangará da Serra, Júnior Scheleicher, é manter as escolas da cidade sempre bem abastecidas e com alimentos saudáveis.

Para esse trabalho, profissionais capacitados acompanham todo o processo de como deve ser feito o alimento, além da nutricionista especializada, Janice Barreto. “Uma alimentação equilibrada é fundamental para prevenir uma série de doenças, como também favorece o crescimento e desenvolvimento adequado da criança.”, afirmou Scheleicher.

Diante disso, as escolas do município começaram há alguns dias receber nova remessa de alimentos. Nesta última quarta-feira (14.04) foram beneficiadas as escolas: Joana D’Arc, Fábio Diniz Junqueira e Décio Burali.

“Nós sabemos da importância da alimentação para as crianças, principalmente na fase do crescimento, por isso, fazemos questão de deixar as escolas sempre bem servidas e com várias opções de alimentos saudáveis.”, finalizou Scheleicher.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Tangaraenses poderão participar do programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos na Amazônia Legal

O Ministério da Cultura juntamente com a secretaria municipal de Educação irão trazer para Tangará da Serra capacitação para jovens na área cultural, que queiram participar do programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos na Amazônia Legal.

O secretário de Educação e Cultura de Tangará da Serra, Júnior Scheleicher, explica que “o objetivo do programa é implementar as diretrizes traçadas pelo Programa Mais Cultura, como por exemplo, fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais.”, falou ele.

No total, estão convidados a participar do programa, representantes de 9 Estados da região amazônica, entre eles, Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. “No sentido de promover a diversidade cultural, os projetos financiados deverão ter, como beneficiários, jovens de 17 a 29 anos residentes em regiões e Municípios da Amazônia.”, informou Scheleicher.

Tangará da Serra está entre os 772 municípios que irão participar do programa. Em função disso, representantes do Ministério da Cultura estarão na cidade no dia 23 de abril, das 13 ás 17h30, no Centro Cultural, para capacitar os jovens interessados em participar. “Será selecionado um projeto por município e todos que tem interesse podem se inscrever para participar.”, convidou o secretário.

Essa é a segunda edição do Microprojetos Mais Cultura. A primeira foi em 2009, onde foram contemplados 1.200 projetos da região do semiárido com valores entre um e 30 salários mínimos. Para este ano de 2010, o valor máximo dos projetos a serem financiados será de 35 salários mínimos, ou seja, cinco salários a mais que no ano passado.

Inscrição

Segundo Scheleicher, “A inscrição será gratuita e estarão abertas a partir do dia 12 de abril de 2010, com encerramento previsto para o dia 11 de junho de 2010, conforme publicação no Diário Oficial da União.”, salientou ele.

Projetos

Poderão se inscrever brasileiros natos ou naturalizados (pessoas físicas) com idade igual ou superior a 18 anos completos (considerada a data de inscrição) e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos sócio-culturais, em áreas tais como: Artes Visuais: Artes Cênicas; Música; Literatura; Audiovisual; Artes Integradas; Artesanato; Cultura Afro-Brasileira; Cultura Popular; Cultura Indígena; Design e Moda.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Tangará da Serra já conta com programa Empreendedor Individual

O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. “Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.”, explica a secretária de Indústria, Comércio e Serviços de Tangará da Serra, Maisa Coutinho.

De acordo com Fernando Hermenegildo, Agente de Crédito, a Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado. “Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.”, disse ele, que informou ainda, além disso, o Empreendedor Individual será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 57,10 (comércio ou indústria) ou R$ 62,10 (prestação de serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo. “Com essas contribuições, o Empreendedor Individual terá acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.”, salientou Hermenegildo.

Em Tangará da Serra, o programa esta funcionando desde 08 de fevereiro de 2010 e desde então, já atendeu em torno de 40 pessoas. “Nossa intenção é aumentar ainda mais esse número e beneficiar mais pessoas na nossa cidade.”, finalizou Maisa.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Assistência Social repassa alimentos para ASTANDEF

A Associação Tangaraense dos Deficientes Físicos – ASTANDEF, recebeu na manhã desta quarta-feira (14.04) vários tipos de alimentos da secretaria municipal de Assistência Social.

De acordo com o presidente da ASTANDEF, os alimentos serão repassados aos associados da associação. “Nós sabemos quem são os nossos associados que mais precisam e necessitam, então iremos beneficiar essas pessoas.”, afirmou Rodrigo Rodrigues.

Os alimentos foram doados para Assistência Social pela secretaria de Agricultura, através do programa da Reforma Agrária. “Nós sempre recebemos esses alimentos e repassamos para as entidades carentes do nosso município. O objetivo é beneficiar a todos que precisam.”, disse Vânia Lúcia Janones, assessora da Secretaria de Assistência Social.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Jaconias recebe apoio do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso

O prefeito municipal, José Jaconias da Silva, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (09.04), com o presidente do Conselho Regional de Medicina em Mato Grosso (CRM/MT), Dr. Arlan de Azevedo Ferreira. Também estavam presentes no encontro, o representante do Conselho em Tangará da Serra, José Marcos Salvatori, além dos médicos Bruno Dorileo Vieira e João José de Mattos.

O objetivo principal da reunião foi discutir alguns assuntos ligados a atual situação da saúde no município. “Diante da crise institucional que se estabeleceu em Tangará da Serra, nós viemos declarar o nosso total apoio ao prefeito José Jaconias que sabemos que tem uma grande vontade em resolver este problema o mais breve possível.”, afirmou o presidente do Conselho Regional em Mato Grosso, Arlan Azevedo Ferreira.

Com a paralisação nos atendimentos nos PSF’s, os pacientes estão se dirigindo a Unidade Mista de Saúde. “Nós somos solidários ao prefeito e marcamos essa reunião com o prefeito para dizer que os atendimentos dos médicos irão continuar normalmente, pois acima de tudo existe uma vontade nossa em honrar os compromissos com o prefeito e com o cidadão, até por ser tratar de uma obrigação ética.”, disse o presidente o Conselho.

Diante das afirmações da classe médica e do apoio recebido, o prefeito José Jaconias agradeceu. “Nós precisamos muito desse apoio e também da compreensão de todos, pois estamos trabalhando para resolver este problema o mais breve possível.”, salientou ele, que procurou tranqüilizar ainda a população. “Todos podem ficar tranqüilos que a população não irá ficar sem atendimento, além do mais, nós contamos ai com apoio dos governo estadual e federal e estamos caminhando para fazer um bom governo.”, finalizou.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Jaconias garante reativação do campo de futebol da Policia Militar

Atendendo ainda uma reivindicação dos policiais militares de Tangará da Serra, durante evento de entrega de viaturas para o comando regional VII, o prefeito municipal, José Jaconias, se comprometeu a reativar o campo de futebol do quartel.

“Eu preciso ver as questões administrativas, mas juntamente com os vereadores aqui presentes, nós nos comprometemos a reativar o campo de futebol da Policia Militar, pois sabemos da importância do mesmo para os jogos, atividades físicas e também para momentos de lazer dos nossos policiais, então iremos com certeza nos empenhar para isso acontecer”, falou ele.

O campo de futebol foi desativado em 2009 e atualmente é usado para guardar veículos retirados de circulação pela policia. “Quero aproveitar também para parabenizar a brilhante atuação dos policiais em nossa cidade.”, finalizou Jaconias.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Mais doze viaturas foram entregues para Policia Militar em Tangará da Serra

O município de Tangará da Serra recebeu mais 12 viaturas que foram repassadas para a Policia Militar na manhã desta quinta-feira (08.04) na Praça dos Pioneiros. A solenidade de entrega contou com a presença de inúmeras autoridades políticas, entre elas, vereadores, deputado estadual Wagner Ramos e prefeito, José Jaconias.

Na oportunidade, inúmeros policiais foram homenageados pelo excelente trabalho que desenvolvem em prol da população tangaraense. “Eu gostaria de parabenizar a todos esses policiais que foram homenageados, pois sabemos do empenho de cada um em defender a nossa população.”, disse o prefeito Jaconias.

Durante o seu discurso, o prefeito em exercício destacou ainda a importância do trabalho realizado pelos militares em Tangará da Serra. “A Policia Militar pode sempre contar com o nosso apoio, pois o que queremos uma policia bem equipada para abortar as ações dos criminosos.”, falou ele.

Outras ações

O prefeito em exercício destacou ainda outras ações importantes realizadas em parceria com a Polícia Militar, como por exemplo, um convênio assinado trânsito da cidade.

“Hoje nos contamos com o apoio do governo estadual e do governo federal estamos caminhando para fazer um bom governo.”, disse Jaconias.

De acordo com o deputado estadual, Wagner Ramos, que se empenhou na aquisição dos veículos, mais 5 motos e 3 viaturas para a Polícia Civil deverão ser repassadas em breve para Tangará da Serra.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa

Jaconias lança Projeto de Melhoramento Genético da Bacia Leiteira

O prefeito José Jaconias da Silva e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Weliton Duarte fizeram na quinta-feira (01.04) o lançamento do Projeto de Melhoramento Genético da Bacia Leiteira. A reunião foi na Escola Agrícola Ulisses Guimarães com a presença de pequenos produtores de leite daquela região.

Aos produtores Jaconias disse que o Município demonstra com o projeto o interesse em melhorar as condições de rentabilidade no campo. Lembrou que desde o ano passado o Governo Júlio e Jaconias vem promovendo ações como a missão que foi a Minas Gerais conhecer projetos de sucesso no ramo, e também a construção da Unidade Demonstrativa do Projeto Mais Leite.

“Estamos investindo porque é possível produzir mais, é possível ter mais renda e o Poder Público quer influenciar decisivamente neste processo agora a partir da inseminação artificial”, afirmou Jaconias ao explicar que o projeto começa atendendo apenas as comunidades do entorno da escola agrícola, mas que em breve será expandido.

De acordo com o veterinário do Município Rodrigo Lopes o rebanho leiteiro atual gera baixa produtividade. “Hoje o gado não tem raça definida, e muitos produtores utilizam raça de corte na produção leiteira. È uma realidade que será totalmente modificada com a introdução das raças Jersey, Gir, e Holandês, que são próprias para a produção do leite”, conta.

Pelo projeto o Município fornecerá o sêmen e o profissional que realizará a inseminação. O objetivo é direcionar o rebanho através do melhoramento genético para raças leiteiras. Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento oferecerá suporte técnico para manejo alimentar, ampliando as condições de produção.

INSEMINAÇÕES EM MAIO - As inseminações serão realizadas no mês de maio. Cerca de 30 pequenos produtores serão beneficiados nesta fase. Na primeira etapa do projeto as inseminações serão realizadas apenas em propriedades das comunidades Córrego das Pedras, Bandeirantes, Pé de Galinha Linha 11, Linha 12, São José, Acampamento e Aterro.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Produtores de Tangará da Serra foram homenageados pelo Estado

No ultimo dia 24 de março, inúmeros produtores de Tangará da Serra receberam por indicação do Secretário da SEAPA, Weliton Duarte, e do superintendente do Consórcio Alto do rio Paraguai, José Benedito, o premio “Clovis Vettorato”. O evento aconteceu no palácio do governo.

Na oportunidade o governador Blairo Maggi entregou os certificados para os produtores que desempenharam e colaboraram com o desenvolvimento da agricultura do município. Os produtores que receberam os prêmios por Tangará foram, como produtor individual na criação de frangos semi-caipira, Jairo Pimenta, como piscicultor o senhor Dirceu Munhoz Rio e produtor individual de abacaxi o senhor Argeu Flogliato e como empresa ancora representando a Tropical Polpas de Fruta, o senhor Maycon Flogliato e o senhor Aurélio como articulador de empreendimentos de agricultura familiar.

A principal atração do evento ficou por conta do tangaraense, Vonei, morador da comunidade do acampamento que brindou aos presentes com seus deliciosos biscoitos de polvilho sendo elogiado por todos os participantes e principalmente pelo governador do Estado.

“È de suma importância para o município, pois fomos reconhecidos a nível de Estado , o que mostra os trabalhos realizados em prol ao produtor rural” frisou o Secretário, Weliton Duarte.

Lyvia Hernandes
Assessoria de Imprensa

Secretário de Esportes protocola projetos com deputado federal

Com objetivo de movimentar e de trazer mais recursos para a secretaria municipal de Esportes de Tangará da Serra, o secretário, Wellington Bezerra, protocolou inúmeros projetos com o deputado federal, Wellington Fagundes.

De acordo com o secretário, a reunião com o deputado foi muito proveitosa e poderá trazer bons resultados para o esporte do município. “Nós queremos melhorar ainda mais a nossa estrutura e os serviços oferecidos pela secretaria a população tangaraense e aqueles que gostam de praticar esportes em nossa cidade, em função disso, nos reunimos com o deputado que demonstrou boa vontade em nos ajudar neste sentido.”, disse Bezerra.

A reunião aconteceu no Hotel Paiaguás, na capital do Estado.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa