Jaconias lança Projeto de Melhoramento Genético da Bacia Leiteira

O prefeito José Jaconias da Silva e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Weliton Duarte fizeram na quinta-feira (01.04) o lançamento do Projeto de Melhoramento Genético da Bacia Leiteira. A reunião foi na Escola Agrícola Ulisses Guimarães com a presença de pequenos produtores de leite daquela região.

Aos produtores Jaconias disse que o Município demonstra com o projeto o interesse em melhorar as condições de rentabilidade no campo. Lembrou que desde o ano passado o Governo Júlio e Jaconias vem promovendo ações como a missão que foi a Minas Gerais conhecer projetos de sucesso no ramo, e também a construção da Unidade Demonstrativa do Projeto Mais Leite.

“Estamos investindo porque é possível produzir mais, é possível ter mais renda e o Poder Público quer influenciar decisivamente neste processo agora a partir da inseminação artificial”, afirmou Jaconias ao explicar que o projeto começa atendendo apenas as comunidades do entorno da escola agrícola, mas que em breve será expandido.

De acordo com o veterinário do Município Rodrigo Lopes o rebanho leiteiro atual gera baixa produtividade. “Hoje o gado não tem raça definida, e muitos produtores utilizam raça de corte na produção leiteira. È uma realidade que será totalmente modificada com a introdução das raças Jersey, Gir, e Holandês, que são próprias para a produção do leite”, conta.

Pelo projeto o Município fornecerá o sêmen e o profissional que realizará a inseminação. O objetivo é direcionar o rebanho através do melhoramento genético para raças leiteiras. Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento oferecerá suporte técnico para manejo alimentar, ampliando as condições de produção.

INSEMINAÇÕES EM MAIO - As inseminações serão realizadas no mês de maio. Cerca de 30 pequenos produtores serão beneficiados nesta fase. Na primeira etapa do projeto as inseminações serão realizadas apenas em propriedades das comunidades Córrego das Pedras, Bandeirantes, Pé de Galinha Linha 11, Linha 12, São José, Acampamento e Aterro.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Produtores de Tangará da Serra foram homenageados pelo Estado

No ultimo dia 24 de março, inúmeros produtores de Tangará da Serra receberam por indicação do Secretário da SEAPA, Weliton Duarte, e do superintendente do Consórcio Alto do rio Paraguai, José Benedito, o premio “Clovis Vettorato”. O evento aconteceu no palácio do governo.

Na oportunidade o governador Blairo Maggi entregou os certificados para os produtores que desempenharam e colaboraram com o desenvolvimento da agricultura do município. Os produtores que receberam os prêmios por Tangará foram, como produtor individual na criação de frangos semi-caipira, Jairo Pimenta, como piscicultor o senhor Dirceu Munhoz Rio e produtor individual de abacaxi o senhor Argeu Flogliato e como empresa ancora representando a Tropical Polpas de Fruta, o senhor Maycon Flogliato e o senhor Aurélio como articulador de empreendimentos de agricultura familiar.

A principal atração do evento ficou por conta do tangaraense, Vonei, morador da comunidade do acampamento que brindou aos presentes com seus deliciosos biscoitos de polvilho sendo elogiado por todos os participantes e principalmente pelo governador do Estado.

“È de suma importância para o município, pois fomos reconhecidos a nível de Estado , o que mostra os trabalhos realizados em prol ao produtor rural” frisou o Secretário, Weliton Duarte.

Lyvia Hernandes
Assessoria de Imprensa

Secretário de Esportes protocola projetos com deputado federal

Com objetivo de movimentar e de trazer mais recursos para a secretaria municipal de Esportes de Tangará da Serra, o secretário, Wellington Bezerra, protocolou inúmeros projetos com o deputado federal, Wellington Fagundes.

De acordo com o secretário, a reunião com o deputado foi muito proveitosa e poderá trazer bons resultados para o esporte do município. “Nós queremos melhorar ainda mais a nossa estrutura e os serviços oferecidos pela secretaria a população tangaraense e aqueles que gostam de praticar esportes em nossa cidade, em função disso, nos reunimos com o deputado que demonstrou boa vontade em nos ajudar neste sentido.”, disse Bezerra.

A reunião aconteceu no Hotel Paiaguás, na capital do Estado.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa