Samu conta com dois novos equipamentos para atendimento a população tangaraense

O Samu de Tangará da Serra esta contando com novos aparelhos para atendimento a população de Tangará da Serra. Um dos aparelhos é o DEA (desfibrilador externo automático), o qual é utilizado na identificação do ritmo cardíaco em parada cardiorespiratória e auxilia o socorrista por meio de comando de voz, na avaliação da possível utilização do choque elétrico (desfibrilação).

De acordo com Guilherme Garske, coordenador do Samu, “seu manuseio é simplificado com o uso de dois eletrodos adesivos no tórax do paciente.”, explicou ele.

Já o outro aparelho novo que esta auxiliando a equipe do Samu é o oxímetro de pulso portátil. Ele mede a saturação de hemo, ou seja, mede a percentagem de hemáceas que transportam o oxigênio no sangue. Seu funcionamento ocorre através da colocação de um sensor de raio infravermelho em uma extremidade corpórea (dedo ou orelha). “Esta medida permite ao socorrista quantificar a eficiência do suporte respiratório fornecido ao paciente.”, informou o coordenador do Samu.

No total, o Samu recebeu quatro equipamentos DEA (desfibrilador externo automático) e seis oxímetro de pulso portátil. “Todos esses equipamentos estão sendo bastante utilizados e são muito importantes para o atendimento ao cidadão tangaraense.”, finalizou Garske.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa