USF´s realizam Dia de Incentivo a Mamografia na próxima sexta-feira.

Na próxima sexta-feira (05.02) as Unidades de Saúde da Família (USF´s) realizam o Dia de Incentivo à Mamografia. O evento será das 07h00 às 11h00 em todas as unidades. Objetivo do evento é fazer busca ativa de mulheres acima de 40 anos para realização do exame de mamografia.

Não haverá consultas nas unidades neste dia. Será uma manhã exclusiva para o incentivo ao exame. “Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido.”, conta a coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Juliana Herrero da Silva, ao explicar que a ação marca o Dia Nacional da Mamografia.

A mamografia é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios x em mulheres assintomáticas, ou seja, sem queixas nem sintomas de câncer mamário. O objetivo é detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, quando ainda não é palpável em um exame médico ou através do auto-exame realizado pela paciente.

O EXAME - A mama é comprimida rapidamente enquanto os raios x incidem sobre a mesma. A imagem é interpretada por um radiologista especialmente treinado para identificar áreas de densidades anormais ou outras características suspeitas.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa