Prefeito segue na UTI, quadro evolui de regular para bom

Ladeia está consciente e ainda precisa de aparelhos para respirar

O prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Davoli Ladeia (PR), 49 anos, segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Rosa. No entanto, seu quadro evoluiu de regular para bom, conforme Boletim Médico divulgado na manhã da última segunda-feira (28).

Ladeia está consciente e tem mantido contato com familiares e amigos por meio de gestos, uma vez que não consegue falar em função dos aparelhos que auxiliam na sua respiração.

Ele continua em processo de desmame da ventilação mecânica, mas segundo o secretário de Saúde de Tangará, Mário Lemos, ainda não foi possível o pulmão assumir a respiração.

Lemos destacou que as melhorias o deixam confiante de que logo Ladeia irá respirar sem ventilação mecânica e será transferido para o apartamento.

O secretário contou, em entrevista ao MidiaNews, que esteve ontem (27) com Ladeia na UTI, que ele está bem humorado, ouve bem e gesticula com os braços. Ele destacou que o aspecto bom que o prefeito tem apresentado tranquilizou a família.

"O prefeito tem brincado, está bem humorado e isso conforta mais a família, tirando aquela sensação de pavor. Estamos bem confiantes com sua melhora, mas sobre as sequelas os médicos estão bem reservados", afirmou.

O republicano sofreu traumatismo na coluna cervical em decorrência de um acidente no último dia 15, após o carro oficial em que se encontrava, uma caminhonete Nissan, bater contra um barranco e capotar por quatro vezes, na Rodovia MT-010, denominada "Estrada da Vida", entre Cuiabá e Acorizal. No dia 16, Ladeia foi submetido a uma cirurgia para realinhamento da coluna.

Conforme a reportagem apurou, em situações como a do prefeito, que sofreu traumatismo na coluna cervical, o risco é de o paciente ficar paraplégico e até tetraplégico. Segundo fontes ligadas ao Hospital, Ladeia não estaria mexendo as pernas, no entanto, os médicos não falam sobre as sequelas.

ANTONIELLE COSTA
Redação Midia News