IBGE: Censo terá inicio em agosto de 2010 em Tangará da Serra

O Censo 2010 está previsto para começar em 1º de agosto de 2010 em Tangará da Serra e em todo o país e com inúmeras novidades, dentre elas, a de que o sistema será totalmente informatizado, ou seja, os cerca de 230 mil recenseadores vão contar com um computador de mão e GPS para trabalhar. Eles vão visitar aproximadamente 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios do país.

Alguns cidadãos vão ter a opção de responder ao questionário pela internet. Para isso é necessário receber as devidas instruções e o código de acesso fornecido pelo recenseador do IBGE. O questionário básico terá 16 perguntas e será aplicado em todos os domicílios brasileiros.

“No período de 21 de setembro a 6 de outubro, estavam abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para preencher 33.012 vagas, distribuídas por todos os 5.565 municípios do país, essa foi uma grande oportunidade de trabalho temporário para muitos tangaraenses”, afirmou o secretário de Administração, Ériko Suares.

Com salários que variam de 760 reais a 1.150, podendo chegar até a 1.600 em alguns municípios, os candidatos aprovados irão realizar diversas atividades ligadas ao Censo 2010 por um período determinado que pode durar entre 7 e 12 meses.

Questionário:
Para acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade brasileira nos últimos dez anos, o Censo Demográfico 2010 trará novas perguntas à população. Dentre as novidades estão perguntas sobre a posse do registro de nascimento, união entre pessoas do mesmo sexo, computadores domiciliares com acesso à internet, emigração internacional, acesso a programas de transferência de renda do governo.

O questionário da amostra terá 81 perguntas e será respondido por parte da população. O Censo é realizado a cada dez anos. O primeiro censo foi feito em 1872, quando o Brasil tinha cerca de 10 milhões de habitantes. Hoje, o país tem cerca de 190 milhões de habitantes.

Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa